segunda-feira, 31 de maio de 2010

Quase 100% dos sacerdotes têm acesso à internet

Pontifícia Universidade da Santa Cruz, em parceria com a Universidade Suíça-Italiana, realizaram uma pesquisa sobre o uso que os sacerdotes fazem da internet em sua experiência ministerial. O resultado foi divulgado nesta segunda-feira, 31, na sede da Rádio Vaticano, em Roma.

Os sacerdotes estão usando mais a internet como meio de evangelização e formação. Foi isso que os números demonstraram na pesquisa feita por esses professores. A iniciativa contou com o apoio da Congregação para o Clero. 

De acordo com a pesquisa internacional, intitulada Picture (Priests’ ITC Use in their Religious Experience), que fez uma análise de como os sacerdotes fazem uso das novas tecnologias.

Dos 408.024 padres presentes no mundo, 94,7% têm acesso a internet. Entre os padres internautas, a maioria está na oceania: 98,7%. Os dados apontam ainda que 46% dos padres preparam as homilias com o auxílio da internet, 52,5% acreditam que a rede ajuda no processo de inculturação e 41,6% acham que ela contribui com a missão pastoral. 

"O objetivo da pesquisa foi o de conhecer o que o sacerdote faz na rede. A motivação principal veio por ocasião do Ano Sacerdotal já que uma pesquisa científica sobre essa realidade nunca havia sido feita. Vendo o interesse da Igreja por isso, a começar da Jornada Mundial das Comunicações deste ano, resolvemos oferecer nossa contribuição para que todos pudessem conhecer isso", afirmou o idealizador da pesquisa, Dott. Daniel Arasa. 

A pesquisa, que começou em novembro do ano passado, se tornou uma resposta ao apelo do Santo Padre que, na Jornada das Comunicações deste ano, disse que os sacerdotes devem sim usar os novos meios de comunicação para evangelizar. 

domingo, 30 de maio de 2010

O sinal da cruz que os cristãos traçam com frequencia sobre o corpo, é muito mais que um simbolismo. É expressão de um abraço de Deus no ser humano. Esta foi a explicação do Papa Bento XVI aos fiéis reunidos na Praça de São Pedro, hoje, no Vaticano para a tradicional oração do Ângelus.

Citando o pensamento do teólogo Romano Guardini, o Papa apontou o sentido do gesto. "Fazemos o sinal da cruz antes de rezar para que nos pacifique espiritualmente, para concentrar em Deus pensamentos, coração e vontade; depois de rezar, o repetimos para que aquilo que Deus nos doou permaneça em nós. Ele abraça todo o ser, corpo e alma, e tudo é consagrado em nome de Deus uno e trino".

Neste dia em que a Igreja celebra a Festa da Santíssima Trindade, Bento XVI continuou dizendo que o sinal da cruz e o nome de Deus vivo abrangem o anúncio gerador de fé e inspirador de oração. E assim como Jesus prometeu aos Apóstolos que o Espírito da verdade os conduziria a toda a verdade, na liturgia dominical os sacerdotes concedem, de semana em semana, o pão da Palavra e da Eucaristia.

"Quem acolheu a vossa alma no primeiro momento do ingresso na vida? O sacerdote. Quem a alimenta para lhe dar a força de realizar a sua peregrinação? O sacerdote. Quem a há-de preparar para comparecer diante de Deus, lavando-a pela última vez no sangue de Jesus Cristo? O sacerdote, sempre o sacerdote", disse o Papa citando o Santo Cura d’Ars, também lembrado na carta de convocação para o Ano Sacerdotal.

Em seguida, Bento XVI exortou os fiéis a manterem a voz da consciência sempre fiel, até o último respiro, ao Evangelho no qual foram batizados: "A Trindade divina habita em nós desde o nosso Batismo", recordou.

Beatificação
O Papa anunciou também a beatificação da religiosa italiana Maria Pierina De Micheli, que no início do século XX se dedicou ao serviço educativo na Argentina e na Itália. A celebração de beatificação foi hoje na Basílica de Santa Maria Maior de Roma, presidida pelo prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, monsenhor Angelo Amato. 

Viagem a Chipre
Em francês, inglês e alemão, o Pontífice falou de sua iminente viagem a ilha mediterrânea de Chipre, aonde levará o Instrumento de Trabalho para a Assembléia Especial do Sínodo dos Bispos do Oriente Médio, a se realizar em outubro, no Vaticano. O Papa pediu as preces de todos pela paz e a prosperidade de todo o povo cipriota. Em polonês, solidarizou-se com os atingidos pelas enchentes, a quem prometeu orações especiais.

No final do encontro, saudando em italiano, Bento XVI recordou a "imensa obra, em prol da paz e do socorro dos necessitados, realizada pela Santa Sé nos dramáticos anos entre 1938 e o fim da segunda guerra mundial".

Aludindo à recente publicação do “Diário” do Cardeal Celso Costantini, "muito ligado a Pio XII" e secretário da Congregação da Propaganda Fide, Bento XVI frisou que este livro tem um "grande interesse histórico", pois é testemunha do empenho da Igreja naquela época.

Bispos brasileiros falam sobre a família e sociedade na 2ª Peregrinação Anual das Famílias a Aparecida


O Santuário Nacional acolhe este fim de semana famílias de todo Brasil na 2ª Peregrinação Nacional das Famílias, este ano foi ‘Família, formadora dos valores humanos e cristãos’. Bispos e sacerdotes vieram também em peregrinação acompanhados das romarias de suas dioceses e paróquias. A tradicional missa das 8h foi presidida pelo Arcebispo de São Paulo, Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, que refletiu sobre valorização da família.



“Nesta 2ª Peregrinação Nacional das Famílias, junto com a Mãe Aparecida, peçamos que nossas famílias se espelhem um pouco na realidade divina de Deus”, afirmou Dom Odilo.

Segundo o Arcebispo de São Paulo, a família é a base de tudo e insubstituível. “A família é importantíssima e insubstituível na formação da pessoa, por isso refletimos que é formadora de valores humanos e cristãos”, ressaltou o cardeal.



Durante todo do dia na Casa da Mãe Aparecida as celebrações são presididas por bispos convidados pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar.



Na celebração das 10h, o secretário-geral da CNBB, Conferência Nacional dos Bispos dos Brasil, Dom Dimas Lara Barbosa, lembrou que todas as famílias do nosso país são chamadas a viver em comunhão com a Santíssima Trindade. 



“Família é patrimônio da humanidade, já dizia Papa Bento XVI. Está na hora de começarmos a resgatar este patrimônio, não apenas histórico, mas que brota do próprio coração de Deus. Família não é invenção humana, é criação do próprio Deus sonhada desde toda eternidade, desde toda criação.



Por sua parte, o Bispo de Jataí (GO), Dom José Luiz Majella, em uma mensagem divulgada pelo site do Santuário Nacional (www.a12.com) afirmou que a família é geradora da vida cristã em sociedade.

“Pois quanto mais a família se aproxima de Deus, mais vai sentir que ela é uma Igreja, a Igreja doméstica”, disse Dom Majella.



Cerca de 100 mil visitantes devem passar pelo Santuário Nacional de Aparecida até o final deste domingo (30).  Todas as celebrações serão presididas por bispos convidados pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar e podem ser acompanhadas através do Portal www.a12.com e pela TV através da Rede Aparecida.

sábado, 29 de maio de 2010

Papa defende "encontro renovado" com cristianismo na China

Cidade do Vaticano, 29 mai (EFE).- O papa Bento XVI disse neste sábado que um "encontro renovado" com o cristianismo renderá "frutos abundantes" à China e, como em tempos do jesuíta Matteo Ricci, favorecerá uma convivência pacífica entre os povos.
O papa discursou neste sábado no quarto centenário da morte do missionário Matteo Ricci (Macerata, 1552-Pequim, 1610), que para divulgar a fé aprendeu chinês. Seu trabalho foi a maior troca cultural entre Europa e China até então.
Ricci, conhecido na China como "o sábio europeu", ensinou matemática, cartografia e astronomia aos intelectuais chineses.
Bento XVI lembrou como o missionário conseguiu, "se fazendo chinês entre os chineses", abrir um encontro através da mensagem de fé, que se transforma também "em um diálogo entre culturas".
"Um diálogo desinteressado, livre de ambição econômica e política pelo poder, vivido na amizade, o que faz com que a obra do Pai Ricci e seus discípulos seja um dos momentos mais álgidos e felizes na relação entre China e Ocidente", afirmou.

Congresso_Missionrio
A formação missionária dos futuros padres é uma das preocupações do Conselho Missionário Nacional (Comina) e da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados da CNBB, que promovem, de 4 a 10 de julho, o primeiro Congresso Missionário exclusivamente para seminaristas e formadores dos futuros padres. O Congresso, que será acolhido pelo Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora de Fátima, em Brasília, reunirá 150 seminaristas a partir do 3º ano de filosofia e 50 formadores.
A abertura do Congresso será no dia 4, às 19h, com missa presidida pelo secretário geral da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa. “O objetivo do congresso é ajudar os seminaristas do Brasil a assumir a dimensão missionária universal da vocação cristã e presbiteral”, explica o diretor das Pontifícias Obras Missionárias (POM), padre Daniel Lagni.

O Congresso vai discutir o tema “formação presbiteral para uma missão sem fronteiras”. “Por ocasião do Ano Sacerdotal, pareceu-nos oportuno promover um evento que fosse avaliação da caminhada feita e articulação, reflexão, compromisso e avanço em vista de uma formação presbiteral profundamente missionária”, acrescenta padre Daniel.

Uma cartilha foi elaborada pelos organizadores do Congresso e deverá ser estudada previamente pelos seminaristas que se inscreveram para o Congresso. Cartazes também foram distribuídos por todos os regionais da CNBB, divulgando o evento.

O evento é organizado pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM), Centro Cultural Missionário (CCM) e pelas Comissões Episcopais para Animação Missionária e para os Ministérios Ordenados, ambas da CNBB. As entidades contam com o apoio da paróquia Divino Espírito Santo, de Brasília.
Pelo nosso Seminário de Nossa Senhora Aparecida, representando os seminaristas da Diocese de Campo Limpo, o seminarista Mauro, estudante do segundo ano de Teologia pela PUC-SP, foi o escolhido para fazer essa inédita experiência. Rezemos para que este congresso possa produzir muitos frutos!

Aniversariantes do mês de Maio - Seminario Nossa Senhora Aparecida

Este mês sopraram as velhinhas em nosso Seminário de Nossa Senhora Aparecida, Marcelo e José Nelson.
PARABÉNS QUE DEUS OS ABENÇOE! FELICIDADES

Sem. Marcelo mais um ano de vida! 
Sem. José Nelson, Deus abençoe e felicidades

ESPECIAL MARIA DE NAZARÉ

Clique no link abaixo e veja a bonita história das aparições de Nossa Senhora

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Santíssima Trindade


“Senhor meu Deus, única esperança minha, ouvi-me, para que, fatigado, não desista de vos procurar, mas procure sempre, ardentemente, a vossa face. Dai-me forças para vos buscar, vós que a vosso encontro me levastes e me destes ainda a esperança de sempre mais vos encontrar.” (Santo Agostinho)
O Antigo Testamento não revelou a Trindade de Pessoas num único Deus, pois isto poderia dificultar a aceitação do monoteísmo tão incutido ao povo de Israel. Há textos em que Deus fala de si no plural. Tal forma de expressão é comumente entendida como plural de intensidade. Deus é tão forte, tão vigoroso que fala como se fosse muitos. (Cf. Gn 1,26: “Façamos o homem a nossa imagem e semelhança...”)
A plena revelação da Santíssima Trindade ocorre no Novo Testamento, não, porém de maneira sistemática, mas em linguagem vivencial que a Teologia aprofundou e sistematizou posteriormente.
São Paulo, mais de uma vez, alude às Três Pessoas Divinas, pondo em relevo o papel de cada qual na história da salvação. Exemplo: 2Cor 13,13: “A Graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, o Amor do Pai e a Comunhão do Espírito Santo estejam com todos vocês.” Ainda São Paulo se refere a cada uma das Três Pessoas Divinas e atribui a cada qual uma modalidade de intervenção na história da salvação: Deus, o Pai, é o princípio de realizações, pois é quem desencadeia a história, na qualidade de Criador. Deus Filho é o princípio de ministérios ou funções da Igreja, pois Ele se fez Ministro do Pai para a salvação humana: o Espírito Santo é o autor dos dons ou dos dons ou carismas, pois Ele mesmo é o dom, por excelência, aos homens. Segundo São Paulo, o Pai é tido como o Amor que toma a iniciativa de nos salvar, o filho é o Mediador ou o Pontífice que traz a salvação; esta é aplicada a nós pelo Espírito Santo. Em outras palavras, do mesmo São Paulo, o Pai é Aquele ao qual nos dirigimos, pois dele procedemos por criação; o Filho é Aquele por quem retornamos ao Pai e o Espírito Santo, Aquele no qual retornamos, pois vivemos no Espírito Santo. (“Ninguém pode dizer “Jesus é o Senhor” a não ser no Espírito Santo” 1Cor 12,3). O Espírito Santo é a alma do Corpo Prolongado de Cristo (= a Igreja).
Os Evangelhos também se referem à Santíssima Trindade, especialmente o de São João. O texto mais explícito é o de Mt 28,18s:Ide e fazei que todas as nações se tornem discípulas, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo". Em Lc 1,30-35, vemos que a cena da anunciação do Anjo a Maria menciona ao Três Pessoas da Santíssima Trindade, especialmente no versículo 35: “O Espírito Santo virá sobre ti e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isto, o santo que nascer de ti será chamado Filho do Deus.”
Os discursos dos Apóstolos, no livro dos Atos, também encerram frases trinitárias, como, por exemplo, em At 2,22s: “A este Jesus, Deus ressuscitou e disto nós somos testemunhas. Portanto, exaltado à direita de Deus, Ele recebeu do Pai o Espírito Santo e o derramou e é isto que vedes e ouvis.”
Só se pode conhecer Deus experimentando o amor. Deus não é um conceito, uma teoria, uma definição filosófica. Ele é comunidade de amor. Deus é diálogo permanente e nos ensina que é assim que podemos entendê-lo, conversando com a vida, no amor. Estabelecendo o diálogo, descobrimos Deus, o único, o verdadeiro.
Uma só é a Revelação, sua fonte está no Pai, realiza-se no Filho e se completa naqueles que crêem por meio do Espírito.
Qualquer outra descoberta, que não expresse união e comunhão, é uma desfiguração desse mistério maior que chamamos Deus. Deus é um mistério de amor. O princípio desse amor chama-se Pai. Sua realização completa é o Filho. A perpetuação desse amor é o Espírito Santo. É impossível entender o mistério de Deus sem uma experiência concreta de amor-comunhão. Em uma linguagem mais fácil, podemos entender assim: Deus é amor. E, numa explosão de amor, ele criou o mundo. A humanidade se fragilizou e Ele, num transbordamento de amor-misericórdia, enviou sua Palavra ao mundo (“E o verbo se fez carne e habitou entre nós”). A Palavra mostrou-se ser o caminho, a verdade e a vida e deixou conosco, para nos guiar e iluminar, o Espírito Santo, que é o amor que existe entre o Pai e o Filho e que é doado para cada um de nós.
Que o Espírito Santo mova a humanidade para a experiência desse amor divino e que cada um de nós abra o coração para a ação do Espírito Santo.
Cheguei hoje na Itália para visitar parentes e para participar da Visita Ad Limina Apostolorum dos bispos do Regional Leste 2 da CNBB ao Santo Padre e aos dicastérios romanos. Peço a oração de todos nas minhas intenções suplicando a Santíssima Trindade que me abençoe, ilumine e proteja nestes dias que para mim serão de contemplação de nosso bom Deus, que é Pai, Filho e Espírito Santo. Assim seja!

Dom Eurico dos Santos Veloso

Fazenda da Esperança é reconhecida como Associação Internacional de Fiéis


fazendadaesperancaOs fundadores e membros da Fazenda Esperança, receberam das mãos do presidente do Pontifício Conselho para os Leigos, cardeal Stanislaw Rylko, o reconhecimento como Associação Internacional de Fiéis. O reconhecimento foi anunciado na segunda-feira, dia 24.
No dia 12 de novembro do ano passado, o Conselho Pontifício para os Leigos recebeu as três últimas cópias do estatuto da “Família da Esperança”. Pouco tempo depois, a Fazenda da Esperança obteve a confirmação do reconhecimento da Família da Esperança em Roma.
Na quarta-feira, 26, a Família da Esperança esteve presente na audiência geral com o papa Bento XVI, na Praça São Pedro, e os seus fundadores Frei Hans Stapel e Nelson Rosendo Giovanelli puderam saudar o papa.
“[Este reconhecimento] traz mais responsabilidade, porque a gora a igreja nos diz: vocês estão no caminho certo. Vão para todo o mundo”, disse frei Hans em entrevista à Rádio Vaticano. “Temos uma missão de não parar. Onde houver alguém sofrendo por causa da dependência [química], devemos ir”, acrescentou.

O Papa Bento XVI completa 38 anos de Bispo

Nesta sexta feira, rezemos para que o Cristo Bom Pastor, possa derramar sobre nosso Santo Padre infinitas bênçãos, e que este dia como a 38 anos possa ser repleto da graça de Deus. Unamos nossos corações ao do Papa para ajudarmos a ele a agradecer por tantos anos a serviço do pastoreio do povo de Deus.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Aprovado o hino oficial da JMJ Madrid 2011

 O hino oficial da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Madrid 2011 foi aprovado esta semana na Espanha. Este foi composto pelo Pe. Enrique Vázquez Castro com a letra criada por Dom César Franco, Bispo Auxiliar de Madrid. Ele será estreado no próximo 9 de novembro na festividade da Virgem de Almudena na Catedral de Madrid, depois do qual será dado a conhecer em áudio e vídeo através da Internet.

As sete estrofes do hino se referem à proximidade dos jovens a humanidade de Cristo, ao estilo da tradição da mística espanhola. A letra composta em base ao lema da JMJ 2011: "Arraigados e edificados em Cristo, firmes na fé", tomado da carta de São Pablo aos Colossenses. O coro do hino diz:

Firmes na fé, caminhamos em Cristo,
Nosso Amigo, nosso Senhor.
Glória sempre a Ele, glória sempre a Ele!
Caminhamos em Cristo, firmes na fé.

Agora, o hino será traduzido aos idiomas oficiais da JMJ e gravado em três versões: uma litúrgica, outra instrumental para grandes coros, e uma versão popular com acompanhamento de violão.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Papa Bento XVI pede para fiéis rezarem por ele

CIDADE DO VATICANO, 26 MAI (ANSA) - O papa Bento XVI pediu hoje para todos os católicos rezarem para que ele saiba governar a Igreja Católica e cuidar da comunidade de fiéis, ao discursar durante a audiência geral desta quarta-feira no Vaticano.
  
Falando sobre hierarquia, o Pontífice afirmou que "o Papa também não pode fazer o que quer, porque é guardião da obediência a Cristo e da sua palavra" e solicitou "rezem para o Papa, para que ele saiba cuidar da comunidade de fiéis inteira, inclusive dos que estão no pecado", afirmou o Pontífice.  
Atualmente Igreja Católica enfrenta uma série de denúncias de crimes de pedofilia, que teriam sido cometidos por religiosos em instituições e dioceses de vários países, como Irlanda, Reino Unido, França, Suíça, África do Sul, Dinamarca, Estados Unidos, México, entre outros. Especialistas acreditam que esta pode ser uma das piores crises no interior da Igreja.   
Bento XVI, em algumas ocasiões, lamentou os possíveis abusos e ressaltou como eles prejudicam a imagem e a função da Igreja Católica.
 Em sua catequese de hoje, o Papa explicou que 'hierarquia não quer dizer 'sacro domínio', mas 'sacra origem'. Não vem de nós, mas do alto. É o sacramento sacerdotal que coloca a pessoa no mistério de Cristo, e somente enquanto servo de Cristo pode governar".

"Em relação ao termo 'hierarquia', na opinião pública prevalece a interpretação jurídica, sendo que, para muitos, a hierarquia é contrária à flexibilidade e ao Evangelho. Mas isso é um conceito errado de hierarquia devido também aos abusos de poder e carreirismo. É uma interpretação errada originária nos abusos da história", comentou.  
De acordo com o Pontífice, autoridade e hierarquia são fundamentais na Igreja e erra quem pensa que estes valores contrariam uma Igreja pastoral e comunitária.   
"A hierarquia implica uma tripla ligação: Cristo, os outros membros da Igreja e os fiéis. Então, comunhão e hierarquia são uma coisa só", defendeu, explicando que certas pessoas escondem os abusos de poder praticados no passado, assim como uma certa identificação com a "autoridade" e os regimes totalitários do século passado.   
"Na verdade, aqueles regimes agiam prescindindo de Deus, enquanto a autoridade da Igreja deriva de Cristo e é um serviço", destacou o Papa. (ANSA)

Papa nomeia novos bispos para as dioceses de Tubarão e São João del Rei


domwilsontadeujunckO bispo auxiliar do Rio de Janeiro, dom Wilson Tadeu Jünck, 58, é o novo bispo da diocese de Tubarão, em Santa Catarina, e o bispo de Cachoeiro do Itapemirim, dom Célio de Oliveira Goulart, 65, foi transferido para a diocese de São João del Rei, em Minas Gerais.  As nomeações foram anunciadas nesta quarta-feira, 26, pelo papa Bento XVI.
Dom Wilson assume a diocese de Tubarão, que estava vacante desde setembro do ano passado. Nascido em Vidal Ramos (SC), no dia 10 de julho de 1951, o novo bispo de Tubarão foi ordenado padre em 17 de dezembro de 1977 pela Congregação do Sagrado Coração de Jesus (SCJ). Fez seus estudos de Filosofia e Teologia nos conventos Sagrado Coração de Jesus, respectivamente, em Brusque (SC) e Taubaté (SP). Em Roma, na Pontifícia Universidade Gregoriana, fez psicologia.
Nomeado bispo auxiliar do Rio de Janeiro em junho de 2003, dom Wilson recebeu a ordenação em 16 de agosto do mesmo ano. Seu lema episcopal é “Amar é dar a vida”.
O novo bispo de São João del Rei, dom Célio Goulart, sucede a dom Waldemar Chaves de Araújo, 75, que teve seu pedido de renúncia aceito por Bento XVI, conforme prescreve o Código de Direito Canônico, cânon 401 § 1º.
domceliooliveiragoulartDom Célio foi ordenado bispo para a diocese de Leopoldina (MG) em 28 de agosto de 1998 e adotou como lema “A cruz é a força de Deus”. Em 2003, foi transferido para a diocese de Cachoeiro do Itapemirim. De 2003 a 2007, foi presidente do Regional Leste 2 da CNBB (estados de Minas Gerais e Espírito Santo) e membro do Conselho Permanente da CNBB.
Ordenado padre pela Ordem dos Frades Menores (OFM) em 12 de julho de 1969, dom Célio nasceu em Piracema (MG) no dia 14 de setembro de 1944. Fez seus estudos de filosofia no Convento São Boaventura, em Daltro Filho (RS) e no Convento Santa Maria dos Anjos, em Betim (MG). Já o curso de teologia foi feito no Convento Santo Antônio, em Divinópolis (MG), e no Instituto de Teologia da PUC-Minas, em Belo Horizonte (MG).

terça-feira, 25 de maio de 2010

Ajude esta campanha!

Acesse o link a baixo e saiba de maiores informações!

50 anos de Evangelização - Arquidiocese de Niterói


arqui-niteroi12Católicos das regiões dos Lagos e Sul Fluminense participaram da celebra-ção eucarística do Jubileu de Ouro da arquidiocese de Niterói, presidida pelo arcebispo metropolitano, dom Frei Alano Maria Pena, e concelebrada pelo bispo auxiliar, dom Roberto Francisco Ferrería Paz, e os demais bispos. A festa do Jubileu de Ouro aconteceu no sábado, 22, no ginásio do Colégio Salesiano, em Santa Rosa, Niterói.
Dom Alano citou em sua homília a importância do trabalho apostólico dos antecessores, dom Antônio de Almeida Moraes Junior; dom José da Costa e dom Carlos Alberto Etchandy Gimeno Navarro, que foram arcebispo da província de Niterói. Também comentou que a Igreja de Cristo apresente ao mundo, o modelo de fidelidade, ardor missionário e a coragem de anunciar o evangelho.
“Celebramos esta manhã, o que não pode ser simplesmente uma festa ju-bilar, é muito mais do que isso [...]. Sobretudo, através do pastoreio dos três grandes primeiros arcebispos, desta arquidiocese; queremos agora nos colocar diante do Senhor e pelas mãos de Maria depositar no coração dele, nessa Eucaristia o nosso grande te-déum de ação de graças. Misteriosamente, o senhor nos dá uma grande lição nesta celebração”, destacou arcebispo.
No fim da celebração, dom Alano agradeceu a equipe que organizou o jubileu, liderada por dom Roberto Francisco e foi cumprimentado pelos fieis e recebeu o carinho dos presentes na missa. Depois da celebração, aconteceu o lançamento do livro intitulado “Arquidiocese de Niterói Jubileu de Ouro” do historiador e professor Salvador Mata e Silva, que relatou a história dos quatro importantes arcebispos da Província Eclesiástica de Niterói.

Rezemos por Dom Domigos Gabriel


O bispo emérito da diocese de Apucarana (PR), dom Domingos Gabriel Wisniewski, CM, 82 anos, se encontra
domdomingosgabriel
 hospitalizado desde o dia 7 de maio, quando passou por uma primeira cirurgia de diverticulite (estômago), em Apucarana.
De acordo com o pároco da paróquia Nossa Aparecida, de Apucarana, padre Xisto Pontarolo Bobato, que acompanha o quadro médico do bispo, dom Domingos foi transferido depois da primeira cirurgia para o município de Londrina (PR), onde passou por uma nova operação de diverticulite. “Ele fez uma segunda cirurgia porque na primeira foram rompidos alguns divertículos. Como Londrina tem hospitais especializados para esse tipo de cirurgia, achamos por bem transferi-lo”, disse padre Xisto.
A segunda operação foi realizada na última terça-feira, 18, no Hospital Professor Antônio Prudente, de Londrina. Ainda segundo padre Xisto, que visitou dom Domingos nesta segunda-feira, 24, o bispo ainda não consegue falar, mas ouve e gesticula com sinais positivos. A recuperação, no entanto, é lenta, por causa da idade avançada, e o estado de dom Domingos continua grave, conforme laudo da equipe médica que o acompanha. Ele continua internado na UTI.
Mais informações com o bispo diocesano de Apucarana, dom Celso Antônio Marchiori pelo telefone (43) 3422-6538 ou com padre Xisto Pontarolo (43) 3422-0459.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Santo Sudário: mais de dois milhões de peregrinos.

Turim, 24 mai (RV) - Mais de dois milhões de peregrinos provenientes de todo o mundo, precisamente 2.113.128. Esses são os números de visitantes que a Arquidiocese de Turim acolheu durante 44 dias para a exposição do Santo Sudário.

Outros números apontam para 1588 jornalistas e 157 emissoras credenciadas. "Estou contente em primeiro lugar pelos mais de dois milhões de peregrinos que vieram a Turim, mas esta não é a primeira razão" – declarou na coletiva de imprensa de encerramento da exposição o Arcebispo da cidade, Card. Severino Poletto, que explicou: "Nesses dias, tive a clara percepção de que o Senhor falava ao coração dessas pessoas, seja às pessoas de fé, seja aos peregrinos que vieram ver o Sudário em busca de respostas. Quem veio, encontrou acolhimento e disponibilidade e espero que possam voltar para casa 'envolvidos' pelo Sudário, símbolo do amor de Deus".

O Card. Poletto destacou que a exposição é muito mais do que uma ocasião comercial: "A verdadeira razão é espiritual, porque o Sudário nos oferece a oportunidade de relançar a fé em um período de neblina espiritual, reconciliando-nos na palavra de Deus".
No início da missa celebrada ontem na Catedral de Turim, foi lida uma mensagem de Bento XVI ao Card. Poletto. O pontífice recorda sua visita pastoral a Turim, durante a qual teve a "íntima e comovida" alegria de venerar o Sudário e agradece à Arquidiocese pelo acolhimento que lhe foi reservado.

Hoje o Santo Sudário será novamente colocado na estrutura que o conserva, que será posicionada no transepto esquerdo da Catedral.A relíquia estava exposta desde o dia 10 de abril deste ano, e foi a primeira exposição pública desde sua "restauração" no ano de 2002, que levou à remoção de tiras do tecido que ficaram queimadas durante o incêndio de 1532.

domingo, 23 de maio de 2010

Espírito Santo continua sendo derramado sobre a Igreja, diz Papa

Após a Missa celebrada na Basílica Vaticana na solenidade de Pentecostes, o Papa Bento XVI encontrou os fiéis e peregrinos que lotavam a Praça São Pedro para a oração do Regina Caeli, finalmente sob um sol primaveril.

Nas palavras que antecederam a oração mariana, o Papa falou da atualidade desta celebração, e dos muitos "pentecostes" que se manifestam ainda hoje na vida da Igreja.
Sem as efusões constantes do Espírito Santo, disse Bento XVI, a Igreja seria como um barco à vela ao qual falta o vento: "O Pentecostes se renova de modo especial em alguns momentos marcantes, seja em nível local, seja universal, seja em pequenas assembleias, seja em grandes convocações."

Bento XVI citou como exemplos os Concílios, em especial o Concílio Vaticano II, que tiveram sessões gratificadas por efusões do Espírito Santo, e o encontro dos movimentos eclesiais com João Paulo II, nesta mesma Praça, na celebração de Pentecostes de 1998.

"Mas a Igreja conhece inúmeros 'pentecostes' que vivificam as comunidades locais" – disse o Papa, citando as Liturgias e os encontros de oração, em que "os jovens sentem claramente o chamado de Deus".

"Portanto, não há Igreja sem Pentecostes. E gostaria de acrescentar: não há Pentecostes sem a Virgem Maria, como nos refere o livro dos Atos dos Apóstolos" – disse o pontífice, afirmando ter sido testemunha disso em Fátima, poucos dias atrás, durante sua viagem apostólica a Portugal.

"O que viveu aquela imensa multidão, na esplanada do Santuário, onde todos éramos um só coração e uma só alma, senão um renovado Pentecostes? No meio de nós estava Maria, a Mãe de Jesus. Esta é a experiência típica dos pequenos ou dos grandes santuários marianos, como Lourdes, Guadalupe, Pompéia, Loreto: onde quer que os cristãos se reúnam em oração com Maria, o Senhor doa o seu Espírito."

Por fim, Bento XVI evocou uma renovada efusão do Espírito Santo para toda a Igreja, em especial para todos os ministros do Evangelho, neste Ano Sacerdotal, para que a mensagem de salvação seja anunciada a todas as pessoas.

Após a oração do Regina Caeli, o Papa recordou que amanhã, 24 de maio, se celebra o Dia de oração pela Igreja na China:  "Enquanto os fiéis que estão na China rezam para que a unidade entre eles e com a Igreja se aprofunde sempre mais, os católicos no mundo inteiro – especialmente os de origem chinesa – se unem a eles na oração e na caridade que o Espírito Santo infunde nos nossos corações, particularmente na solenidade de hoje." 

Conic divulga mensagem por ocasião do Domingo de Pentecostes

                                               Domingo de Pentecostes
logoconic
O Espírito Santo e a Unidade da Igreja


Brasília, 21 de maio de 2010

Caros Irmãos e Irmãs,
Jesus diz: ‘É necessário que eu vá: pois se eu não for, o Consolador não virá para vós outros’ (João 16.7). E no Domingo de Pentecostes celebramos a vinda do Consolador. A vinda do Espírito Santo prova que Cristo completou gloriosamente a Sua obra redentora e que o Espírito continua a aperfeiçoar a obra de salvação iniciada por Cristo. Há um só Espírito que continua a agir na Igreja de Cristo, promovendo a sua Unidade. A Igreja consiste no povo de Deus, nascido do Espírito Santo, e salvo pela fé em Cristo Jesus. Algo especial aconteceu no dia de Pentecostes. Naquele dia nasceu a Igreja, uma Igreja para o mundo inteiro e para todas as pessoas.
Durante toda esta Semana celebramos a busca da Unidade dos Cristãos pela Oração. Que diferença a vinda do Espírito Santo fez no dia de pentecostes e que diferença a atuação constante do Espírito continua a fazer hoje na vida dos fiéis cristãos presentes em todo o mundo! Os seguidores de Jesus, fracos, confusos e amedrontados se tornaram destemidos pregadores e testemunhas do seu Evangelho de Amor. O Espírito Santo é dado à Igreja para promover, antes de mais nada, a Unidade do Corpo de Cristo. A Igreja toda é um corpo e os fiéis são membros ou partes diferentes deste corpo. "A um é dada pelo Espírito a palavra de sabedoria; a outro, a palavra de conhecimento pelo mesmo Espírito", (1 Cor. 12.8-9). O Espírito dá a indivíduos os dons necessários para o cumprimento do papel vital de manter uno o Corpo místico de Cristo que é a Igreja.
O movimento ecumênico busca unir as igrejas, mas é o Espírito Santo, verdadeiramente, quem une todos os cristãos em uma só Igreja. Cristo é a porta, e o Espírito Santo conduz a todas as pessoas para entrarem por esta Porta,  "Quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus" (João 3.5). "Pois, em um só Espírito, todos nós fomos batizados, em um só corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um só Espírito" (1 Cor 12.13).
A unidade que o Espírito Santo  produz é uma unidade real. Podemos sentir esta Unidade através da oração, em especial nesta Semana de Oração Pela Unidade dos Cristãos. Jesus ora pela unidade dentro da Sua Igreja: "que eles sejam um, assim como nós somos um" (João 17.11). A busca desta unidade é essencial para os Cristãos e devemos nos esforçar ao máximo para que ela se torne uma realidade: "esforçando-vos diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz. Há somente um corpo e um Espírito" (Ef 4.3-4).
O Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC) deseja que a busca da Unidade da Igreja seja uma constante na vida de todos os nossos fiéis, na certeza de que, com a atuação do Espírito Santo, a obra de Cristo continuará a florescer cada vez mais na vida de todos os homens e mulheres de boa vontade.
Que o Espírito da Unidade continue a agir na mente e nos corações de todos nós. Amém

Unidade é “cartão de apresentação” da Igreja, explica o Papa na solenidade de Pentecostes



















Na Missa que presidiu hoje pela solenidade de Pentecostes, o Papa Bento XVI explicou que “a unidade é o sinal de reconhecimento, o 'cartão de apresentação' da Igreja no curso de sua história universal”.

Na Basílica de São Pedro, o Santo Padre indicou que “desde o início, desde o dia de Pentecostes ela (a Igreja) fala todas as línguas. A Igreja universal precede as igrejas particulares, e estas devem sempre conformar-se àquela, segundo um critério de unidade e de universalidade. A Igreja não permanece jamais prisioneira dos limites políticos, raciais e culturais; não se pode confundir com os Estados nem tampouco com as Federações de Estados, porque sua unidade é de gênero diverso e aspira a atravessar todas as fronteiras humanas”.

O Pontífice assinalou que a invocação da Igreja “Vem Espírito Santo” é “tão simples e imediata, mas de uma vez extraordinariamente profunda, que brota antes de tudo, do coração de Cristo. O Espírito, de fato, é o dom que Jesus pediu e continuamente pede ao Pai para seus amigos; é o primeiro e principal dom que nos obteve com sua Ressurreição e Ascensão ao Céu”.

Segundo o Papa, a presença do Espírito Santo “onde há lacerações e onde são estranhos entre si, cria unidade e compreensão”, acionando “um processo de reunificação entre as partes da família humana, divididas e dispersas; as pessoas, muitas vezes reduzidas a indivíduos em competição ou em conflito entre eles, alcançadas pelo Espírito de Cristo, abrem-se à experiência da comunhão, que pode envolvê-los a tal ponto de fazer deles um novo organismo; um novo sujeito: a Igreja. Este é o efeito da obra de Deus: A unidade”.

“Disto, queridos irmãos, deriva um critério prático de discernimento para a vida cristã: quando uma pessoa, ou uma comunidade, se fecha no próprio modo de pensar e de obrar, é sinal de que se afastou do Espírito Santo. O caminho dos cristãos e das Igrejas particulares deve sempre confrontar-se com aquele da Igreja uma e católica, e harmonizar-se com ele”, indicou.

Precisou que “isto não significa que a unidade criada do Espírito Santo seja uma espécie de igualitarismo” mas que “se manifesta na pluralidade da compreensão. A Igreja é em sua natureza uma e múltipla, destinada como tal a viver em todas as nações, todos os povos, e nos mas diversos contextos sociais”.

“Sempre e em cada lugar a Igreja deve ser verdadeiramente católica e universal, a casa de todos que cada um sente dela”, permanecendo “autônoma de cada Estado e de cada cultura particular”, adicionou.

Do mesmo modo, explicou que “o fogo de Deus, o fogo do Espírito Santo”, é uma “chama que arde, mas não destrói; que, pelo contrário, ardendo faz emergir a parte melhor e mais verdadeira do homem, como em uma fusão faz sobressair sua forma interior, sua vocação à verdade e ao amor”.

“Esta chama opera uma transformação, e por isso deve consumir alguma coisa no homem: as escórias que o corrompem e os obstáculos em sua relação com Deus e com o próximo. Mas este efeito do fogo divino nos assusta. Temos medo de ser 'queimados'. Preferiríamos permanecer assim como somos. Isto depende do fato de que muitas vezes nossa vida é planejada segundo a lógica do ter, do possuir e não do doar-se”, afirmou.

O Papa sustentou que “muitas pessoas acreditam em Deus e admiram a figura de Jesus Cristo, mas quando se pede perder alguma coisa de si mesmos, então, voltam atrás, têm medo das exigências da fé. Está o temor de ter que renunciar a alguma coisa bela, à qual estamos apegados; o temor de que seguir a Cristo nos prive da liberdade, de certas experiências, de uma parte de nós mesmos. Por uma parte queremos estar com Jesus, segui-lo de perto, e por outra parte temos medo das exigências que isso comporta”.

O Papa pediu aos fiéis “saber reconhecer que perder alguma coisa, mais ainda, perder a nós mesmos pelo verdadeiro Deus, o Deus do amor e da vida, é em realidade ganhar, reencontrar-se mais plenamente. Quem se confia a Jesus experimenta já nesta vida a paz e a glória do coração, que o mundo não pode dar, e não pode tampouco tirar, uma vez que Deus no-las deu”.

“Sabemos sobre tudo que esta chama - e só ela- tem o poder de nos salvar. Não queremos, por defender nossa vida, perder aquela eterna que Deus nos quer dar. Temos necessidade do fogo do Espírito Santo, porque só o amor redime”, concluiu.

sábado, 22 de maio de 2010

Pentecotes

Por Dom Paulo Mendes Peixoto,
Bispo de São José do Rio Preto



Encerrando a Semana de Oração para a Unidade dos Cristãos e o Tempo Pascal, dizemos que Pentecostes é a Festa da convergência de todas as pessoas acolhendo o dom total do Espírito Santo na comunidade. É o contrário do que aconteceu na Torre de Babel (Gn 11, 1-9), que representava a confusão e a dispersão.

A presença do Espírito de Deus recupera as forças perdidas, as incertezas e medos e nos une, transformando o mundo em nova criação. Somos convocados para construir uma realidade mais humana, justa e solidaria, de respeito e confiança.

Sentimos um forte sopro do mal sobre a sociedade articulando desunião, desintegração das instituições, confusão familiar, descontrole afetivo, constituindo uma verdadeira chaga de cunho social. No campo político, assistimos a desmandos e corrupções lamentáveis.

Falar de Pentecostes é atinar para outro rumo, o da unidade, do compromisso e de atitudes visivelmente responsáveis. Agindo assim, nem seria necessário um trabalho de pressão para colocar em prática um projeto de “Ficha Limpa”, conforme tramita no Congresso. Isto não passa de sinal de indignação da população.

É hora de confiar na presença do Espírito Santo para realizar atos de responsabilidade. Dentro de pousos meses vamos escolher os nossos próximos representantes políticos nos diversos setores do país. O voto é uma poderosa arma contra o mal neste momento, mas tem que ser bem usado, sabendo do peso de suas consequências.

Não podemos caminhar numa cultura de confusão, de babel e dispersão. É fundamental retomar a linguagem e os critérios do amor, da comunhão, da partilha e da solidariedade. As forças de ação precisam ser integradas e caminhar juntas.

Na verdade, necessitamos de um novo Pentecostes, a presença de um “fogo” transformador da cultura despertando em todas as pessoas, principalmente nas revestidas de maior responsabilidade, o empenho para construir uma vida nova.
Temos que recuperar o nosso entusiasmo. Viver stressados e inconformados não faz bem a ninguém. Por isto, contamos com as forças rejuvenescedoras do Espírito de Pentecostes, levantando as nossas cabeças para um mundo melhor

ESPECIAL MARIA DE NAZARÉ


Mulher é curada de câncer de mama através da devoção a Nossa Senhora do Leite

Quando estava grávida de um mês, Maria de Paula, de Jacareí (SP), descobriu que estava com câncer na mama direita. Nesse caminho em busca da cura e da fortaleza a Palavra de Deus que a sustentou foi: "Por suas chagas fomos curados" (I Pd 2,24c).
Ao assistir ao professor Felipe Aquino no programa "Escola da Fé", exibido pelo Sistema Canção Nova de Comunicação, ela o ouviu falar a respeito da Gruta do Leite, que fica na Terra Santa, e de pessoas que haviam sido curadas dessa enfermidade e alcançado outras graças ao visitarem o local ou ao tomarem o pó do local, no qual, segundo a tradição oral, a Mãe de Jesus escondeu-se para amamentar o Menino, antes de partir para o Egito. Um dia, enquanto O amamentava, caiu-lhe uma gota de leite do peito, que transformou as rochas pretas em rochas brancas. Fortalecida na fé ela decidiu colocar a sua vida nas mãos de Deus e de Nossa Senhora e mais uma vez ela afirma que a Canção Nova levantou a sua família.
Veja o vídeo com o testemunho de Maria de Paula.



http://www.youtube.com/watch?v=XzUMOXjVYY8&feature=player_embedded


“A Canção Nova me auxiliou nas noites em que eu não conseguia dormir, na hora de conduzir a minha família na união, nas orações. Quando eu percebia que já não estava aguentando, entrava a Canção Nova com uma pregação, com oração. Nesse período, nós tivemos momentos de realmente viver pela providência, então nós sabemos como essa obra sobrevive. E é muito importante a ajuda de cada sócio evangelizador, sem isso muita gente morreria, inclusive eu seria uma delas”.

A igreja possui uma imagem esculpida de Nossa Senhora do Leite, representação muito rara e, provavelmente, muito valiosa. Personagem do hagiológico, Nossa Senhora do Leite encontra-se a amamentar o Menino que transporta nos braços. Provavelmente esculpida nos séculos XIII ou XVI, esta peça tem 55 centímetros de altura, 17 de largura e 16 de profundidade.
A representação da Virgem Maria com o Menino é central na arte cristã e a imagem da Senhora do Leite encontra-se entre os mais antigos exemplos da iconografia cristã, segundo especialistas, embora menos vulgar. Assim, a importância da imagem de Nossa Senhora do Leite que se encontra nesta igreja ganha outra relevância em virtude da sua raridade. As imagens da Virgem a amamentar o Menino multiplicam-se a partir do século XIII na Europa, mas já no século VI alguns artistas do Oriente a tenham representado desta forma. Mesmo depois do século XV o estilo de representação da Virgem não sofreu grandes alterações, com o Menino a surgir seminu.