segunda-feira, 24 de maio de 2010

Santo Sudário: mais de dois milhões de peregrinos.

Turim, 24 mai (RV) - Mais de dois milhões de peregrinos provenientes de todo o mundo, precisamente 2.113.128. Esses são os números de visitantes que a Arquidiocese de Turim acolheu durante 44 dias para a exposição do Santo Sudário.

Outros números apontam para 1588 jornalistas e 157 emissoras credenciadas. "Estou contente em primeiro lugar pelos mais de dois milhões de peregrinos que vieram a Turim, mas esta não é a primeira razão" – declarou na coletiva de imprensa de encerramento da exposição o Arcebispo da cidade, Card. Severino Poletto, que explicou: "Nesses dias, tive a clara percepção de que o Senhor falava ao coração dessas pessoas, seja às pessoas de fé, seja aos peregrinos que vieram ver o Sudário em busca de respostas. Quem veio, encontrou acolhimento e disponibilidade e espero que possam voltar para casa 'envolvidos' pelo Sudário, símbolo do amor de Deus".

O Card. Poletto destacou que a exposição é muito mais do que uma ocasião comercial: "A verdadeira razão é espiritual, porque o Sudário nos oferece a oportunidade de relançar a fé em um período de neblina espiritual, reconciliando-nos na palavra de Deus".
No início da missa celebrada ontem na Catedral de Turim, foi lida uma mensagem de Bento XVI ao Card. Poletto. O pontífice recorda sua visita pastoral a Turim, durante a qual teve a "íntima e comovida" alegria de venerar o Sudário e agradece à Arquidiocese pelo acolhimento que lhe foi reservado.

Hoje o Santo Sudário será novamente colocado na estrutura que o conserva, que será posicionada no transepto esquerdo da Catedral.A relíquia estava exposta desde o dia 10 de abril deste ano, e foi a primeira exposição pública desde sua "restauração" no ano de 2002, que levou à remoção de tiras do tecido que ficaram queimadas durante o incêndio de 1532.

Nenhum comentário:

Postar um comentário