quarta-feira, 26 de maio de 2010

Papa nomeia novos bispos para as dioceses de Tubarão e São João del Rei


domwilsontadeujunckO bispo auxiliar do Rio de Janeiro, dom Wilson Tadeu Jünck, 58, é o novo bispo da diocese de Tubarão, em Santa Catarina, e o bispo de Cachoeiro do Itapemirim, dom Célio de Oliveira Goulart, 65, foi transferido para a diocese de São João del Rei, em Minas Gerais.  As nomeações foram anunciadas nesta quarta-feira, 26, pelo papa Bento XVI.
Dom Wilson assume a diocese de Tubarão, que estava vacante desde setembro do ano passado. Nascido em Vidal Ramos (SC), no dia 10 de julho de 1951, o novo bispo de Tubarão foi ordenado padre em 17 de dezembro de 1977 pela Congregação do Sagrado Coração de Jesus (SCJ). Fez seus estudos de Filosofia e Teologia nos conventos Sagrado Coração de Jesus, respectivamente, em Brusque (SC) e Taubaté (SP). Em Roma, na Pontifícia Universidade Gregoriana, fez psicologia.
Nomeado bispo auxiliar do Rio de Janeiro em junho de 2003, dom Wilson recebeu a ordenação em 16 de agosto do mesmo ano. Seu lema episcopal é “Amar é dar a vida”.
O novo bispo de São João del Rei, dom Célio Goulart, sucede a dom Waldemar Chaves de Araújo, 75, que teve seu pedido de renúncia aceito por Bento XVI, conforme prescreve o Código de Direito Canônico, cânon 401 § 1º.
domceliooliveiragoulartDom Célio foi ordenado bispo para a diocese de Leopoldina (MG) em 28 de agosto de 1998 e adotou como lema “A cruz é a força de Deus”. Em 2003, foi transferido para a diocese de Cachoeiro do Itapemirim. De 2003 a 2007, foi presidente do Regional Leste 2 da CNBB (estados de Minas Gerais e Espírito Santo) e membro do Conselho Permanente da CNBB.
Ordenado padre pela Ordem dos Frades Menores (OFM) em 12 de julho de 1969, dom Célio nasceu em Piracema (MG) no dia 14 de setembro de 1944. Fez seus estudos de filosofia no Convento São Boaventura, em Daltro Filho (RS) e no Convento Santa Maria dos Anjos, em Betim (MG). Já o curso de teologia foi feito no Convento Santo Antônio, em Divinópolis (MG), e no Instituto de Teologia da PUC-Minas, em Belo Horizonte (MG).

Nenhum comentário:

Postar um comentário