sexta-feira, 14 de maio de 2010

Novena do Espírito Santo - Segundo Dia

 Oração Preparatória para todos os dias:
Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis, e acendei neles o fogo do vosso amor.
V. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado.
R. E renovareis a face da terra.
Oremos: Ó Deus, que instruís os corações de Vossos fiéis com a Luz do Espírito Santo, fazei que saibamos apreciar retamente todas as coisas, segundo o mesmo Espírito, e possamos gozar sempre de sua consolação. Por Cristo, Senhor Nosso.
Amém.

Sou pobre... Talvez não me faltem os bens terrenos, porém, quão passageiros são... de que me servirão eles no fim da minha vida?.. Oh! os verdadeiros bens são os da alma, os da eternidade... e esses eu não possuo!... Onde estão minhas virtudes, minha piedade, minhas boas obras?... Que proveito tenho tirado da graça de Deus?... Ai de mim!... Talvez o pecado mortal já me reduziu à maior miséria. Desabusemo-nos e não temamos fazer ao Dispensador de todos os bens a humilde confissão de nossa extrema indigência. - "Ego vir videns paupertatem meam". - Longe de nós o orgulho!


Exame: 1. Obstáculo aos Dons do Espírito Santo - Os afetos desregrados
1- Não tenho demasiado apego ao dinheiro? Minhas despesas são sempre necessárias, úteis, razoáveis?...
2- Não procuro demasiada satisfação de meus sentidos e de minha moleza?...
3- Não sou escravo do amor próprio, da vaidade, da minha estima pessoal, ao passo que desaprovo e censuro meu próximo?...
PROPÓSITO: A fim de arrancar as afeições desordenadas que nascem da avareza, da sensualidade e do orgulho, farei algum ato de mortificação, de caridade.

Jaculatória:
Purificai minha alma, ela está manchada; regai-a, está árida; curai-a, está ferida

Nenhum comentário:

Postar um comentário