sexta-feira, 14 de maio de 2010

Congresso Eucarístico: cardeal dom Cláudio Hummes preside Missa dos Excluídos


DSC_0342“Gostaria de saudar a todos os desempregados, moradores de rua, pobres e flagelados de todo o Brasil, aqui representados nesta Missa dos Excluídos, organizada por dom João Braz de Aviz, arcebispo de Brasília. Venho em nome de sua Santidade, o papa Bento XVI, que me enviou e mandou a seguinte mensagem: ‘Deus ama a todos assim como eu os amo’”, destacou dom Cláudio Hummes, na missa realizada na manhã de hoje, 14, na Igreja Nossa Senhora de Fátima, em Brasília.
O cardeal dom Cláudio Hummes, que é prefeito para a Congregação para o Clero, no Vaticano, é o enviado do Papa para o 16º Congresso Eucarístico Nacional, que acontece em diversos pontos da Capital Federal, entre os dias 13 a 16.
DSC_0357Dom Cláudio afirmou, em sua homilia, que o Brasil caminha rumo ao desenvolvimento e ao progresso, mas ainda tem muito “chão” a percorrer no desenvolvimento social e humano. “O Brasil hoje é reconhecido internacionalmente como um país de ponta, seja em que aspecto for, mas no social não. Essa é uma realidade que devemos mudar. A menor parcela da população é rica, e a maioria totalidade da nação é formada por pobres e marginalizados. Quem é marginalizado tem fome, e quem tem fome tem pressa”, destacou o cardeal.
A missa faz parte da programação do 16º Congresso Eucarístico Nacional. Aproximadamente 100 voluntários, entre estudantes, representantes das Pastorais da Saúde, da Juventude, da Liturgia e da Aids, entre outros, trabalharam na organização da missa.
Para as estudantes Rúbia Alves e Janaína Rodrigues, duas voluntárias, além da missa, o que mais marcou na missa da igreja Nossa Senhora de Fátima foi a ação social desenvolvida. Foram distribuídas cestas básicas pelo Exercito Brasileiro, almoço aos participantes da missa, teatro para as crianças, vacinação humana, vacinação animal, participação voluntária de alunos de uma faculdade de Direito no auxílio jurídico, entre várias outras ações sociais.
DSC_0334De acordo com a coordenadora da Pastoral da Juventude de Brasília, Mona Lisa, a participação das Pastorais e da Cáritas foi importante na organização e distribuição de alimentos e água aos necessitados. “A Cáritas convidou associações de catadores de lixo, trouxe moradores de rua, pessoas necessitadas para participar da missa. As diversas Pastorais atuantes aqui hoje, todas elas foram importantes na montagem do evento. A arquidiocese de Brasília está de parabéns pelo comprometimento com os pobres, neste evento tão grande que é o Congresso Eucarístico Nacional”, destacou a coordenadora.
Já para a presidente da Associação Pré-cooperativista de Resíduos Sólidos de Brasília, Alessandra Alves, o evento é importante para a conscientização da população, mas não pode parar. “É importante demais este tipo de evento, pois mostra à sociedade que não somos lixo. Temos que acabar com a marginalização dos catadores, dos excluídos. Também seria significativo se o Governo olhasse com mais carinho para a nossa categoria, acho que merecemos o que pleiteamos, como um salário mensal por ajudar a despoluir a natureza, pois nós contribuímos para a melhoria do ambiente, reciclamos o lixo das ruas, desempenhamos nossa função social, merecemos esses direitos como trabalhadores”, disse a trabalhadora.


Na missa dos excluídos, Dilma Rousseff fala sobre Ficha Limpa e Congresso Eucarístico


DSC_0394A pré-candidata à Presidência da República, Dilma Rousseff, disse hoje, em Brasília, a respeito do Projeto Ficha Limpa e também sobre o 16º Congresso Eucarístico Nacional, após missa presidida pelo cardeal, dom Cláudio Hummes, realizada igreja Nossa Senhora de Fátima.
Sobre o Projeto de Lei de iniciativa popular chamado de Ficha Limpa, a pré-candidata disse apoiar a atitude da Câmara dos Deputados em aprovar o Projeto. “Destaco a atuação digna e competente da Câmara dos Deputados em aprovar esse Projeto que, na minha opinião, é muito importante para a política nacional. Espero que haja o mesmo esforço do Senado em aprová-lo, sem que haja alterações no texto”. Disse Dilma. Questionada sobre uma possível aliança a candidatos “fichas sujas”, Dilma foi enfática. “Nunca me aliaria a um candidato que seja reconhecidamente ficha suja. Lógico que é muito difícil haver alguém que não tenha algum tipo de problema na justiça, mas não me aliaria a ninguém que não fosse comprometido com a Justiça”, destacou.
DSC_0311Sobre o Congresso Eucarístico, Dilma se disse tocada pelas palavras do cardeal e destacou a importância do evento para a sociedade brasileira. “O Congresso é um momento importante e tem um significado forte para mim, e tenho certeza para todos que participam dele. A fala do enviado do papa, cardeal dom Cláudio Hummes me sensibilizou porque falou a respeito dos excluídos, e este é o projeto que assumi para mim”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário