sexta-feira, 21 de maio de 2010

Ano Sacerdotal - Mons. João Batista

Recebemos esta semana, no propedêutico a visita do Mons. João Batista de Carvalho.
O Monsenhor é pároco e reitor do Santuário São José Operário, no Capão Redondo, vigário episcopal da Região I, coordenador do Conselho Diocesanode Pastoral e além de tudo isso é também o padre formador de dois dos propedeutas: Filipe e Genei.

Em sua homilia, falou da importância de "sermos um", como Jesus o é com o Pai e de permanecermos firmes e consagrados na verdade (cf. Jo 17). Falou também da dificuldades que hoje a nossa igreja enfrenta, com todos os escândalos envolvendo membros do clero. Citando D. Odilo, disse que se houvesse somente um sacerdote infiel em toda Igreja isso já seria demais - ainda que o número pareça insignificante.
A respeito da primeira leitura (At 20,28-38), comentou que na pessoa de Paulo era também o Cristo a falar, se despedindo e já advertindo os seus quanto aos lobos que surgiriam no meio do povo. "Sei que depois da minha partida se introduzirão entre vós lobos cruéis, que não pouparão o rebanho. Mesmo dentre vós surgirão homens que hão de proferir doutrinas perversas, com o intento de arrebatarem após si os discípulos." (vv. 29-30)
Reforçou ainda que se quisermos ser bons padres não devemos nos espelhar nos homens, sejam eles padres, diáconos ou mesmo bispos. Mas o nosso único e verdadeiro modelo a seguir é e será sempre o Cristo. Somente olhando para o testemunho de Jesus, mantendo os olhos fixos nEle, é que seremos "santificados na verdade".

Ao jantar conosco, nos contou sobre suas experiências como seminarista e também como padre. Falou dos projetos pastorais e da forma como vem desenvolvendo a missão permanente no Santuário.






Agradecemos a Deus pelo "Sim" que o Monsenhor um dia deu à Santa Mãe Igreja  e por seu trabalho em nossa Diocese. Antes de se despedir disse que sempre reza pela Igreja e pelos sacerdotes, rezemos junto com ele para que a nossa Igreja possa vencer todas as tribulações com a força de Cristo e para que os nossos sacerdotes vivam em santidade o seu compromisso. Peçamos também ao Senhor que olhe sempre pelo ministério do Mons. João Batista e o confirme em seus caminhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário