sábado, 15 de maio de 2010

Bispos participam do 16º Congresso Eucarístico Nacional


Centenas de bispos participam do 16º Congresso Eucarístico Nacional, que acontece em Brasília, entre os dias 13 e 16 de maio. Os prelados terminaram nesta quinta-feira, 13, sua 48ª Assembleia Geral, que ocorreu nos dias 4 a 13, no Centro  de Treinamento da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC), em Brasília. Entrevistados pela assessoria de imprensa da CNBB, os bispos destacaram o Congresso Eucarístico como “valioso para o encontro da Igreja e de toda a sociedade em torno da Eucaristia, pão da unidade”.
Leia abaixo, o que disseram os bispos sobre o CEN-2010
Dom Sérgio Eduardo Castriani, bispo da prelazia de Tefé (AM)
dom_sergio_castriani_cen2010Um Congresso Eucarístico como este tem um grande valor em si, que é o encontro das pessoas de todas as partes do Brasil: padres, seminaristas, bispos, religiosos, religiosas, e o povo de Deus que se encontra ao redor da Eucaristia. Coloco em evidência que o centro da vida da Igreja e o fundamento da nossa fé está na celebração do mistério pascal: paixão, morte e ressurreição de Jesus. O CEN é a ocasião para o encontro, mas, sobretudo, para mostrar a identidade da Igreja que brota do mistério pascal de Jesus Cristo. O Congresso Eucarístico é também o momento de aprofundamento de certos temas importantes na Igreja hoje, como é o caso dos simpósios de bioética e teologia.


Dom Pedro Brito Guimarães, bispo da diocese de São Raimundo Nonato (PI)

dom_pedro_brito_cen2010O Congresso Eucarístico é o momento muito forte de evangelização da Igreja e de mobilização das pessoas que acreditam em Jesus eucarístico, que participam regularmente das missas e daquelas que têm devoção ao Santíssimo Sacramento. É também um convite a toda a sociedade, de modo especial, àquelas pessoas que não participam ou que participam periodicamente dos momentos litúrgicos. Todas são convidadas a refletir sobre um tema tão importante como o desse Congresso, “Eucaristia, Pão da Unidade dos Discípulos e Missionários de Jesus Cristo”, porque de fato a eucaristia é o grande sacramento da unidade da Igreja, onde as pessoas participam do mesmo pão e do mesmo vinho, tornando-se irmãos uns dos outros. Esse foi o grande exemplo de Jesus. Ele morreu exatamente para unir as pessoas dispersas.
Dom Itamar Vian, arcebispo de Feira de Santana (BA)
dom_itamar_vian_cen2010É o momento especial para unir o povo brasileiro em torno daquilo que é o caminho, a verdade e vida: Jesus Cristo. Percebe-se claramente nesse Congresso Eucarístico o profundo desejo de todos os participantes de viverem essa comunhão e unidade, primeiro, na família, depois na comunidade e na sociedade. Só assim é possível resolver os grandes problemas que hoje vivemos em nosso país: da corrupção, da impunidade e da violência. Só colocando o Cristo no centro da família, da sociedade e da comunidade, nós superaremos os grandes desafios nacionais.

Dom Antonino Migliori, diocese de Coxim (MS)
dom_antonino_miglioriÉ o momento de encontro, reflexão e meditação sobre o sacramento da eucaristia, que é central na vida da Igreja. Todos nós sabemos que a eucaristia estimula as pessoas a serem missionários e a estarem envolvidas com o anúncio do evangelho e testemunho da vida cristã. O Congresso Eucarístico é um exemplo que damos à sociedade de justiça, solidariedade e fraternidade.

Dom Valdemir Ferreira dos Santos, bispo de Floriano (PI)
dom_valdemir_cen2010A eucaristia é o centro de toda a nossa fé, porque Jesus Cristo não só presente na eucaristia, mas na nossa vida, faz reavivar o dom da fé que há em nós. A eucaristia, como o próprio lema do Congresso Eucarístico nos orienta, “Fica Conosco, Senhor” (cf. Lc 24, 29) - faz lembrar a eucaristia reaviva não somente a esperança do encontro com Jesus Cristo, mas também a alegria de sermos missionários e discípulos de nosso Senhor. O Congresso é o momento de grande comunhão da Igreja no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário