
Neste sábado, 15, as crianças tiveram "seu momento mais belo" dentro do XVI Congresso Eucarístico Nacional, de
"A primeira comunhão das crianças é um incentivo para que elas se tornem verdadeiras discípulas de Jesus Cristo e continuem esse processo da fé, com a crisma e a catequese permanente, onde elas possam realmente aprofundar sua fé", disse o presidente da Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética, Dom Eugéne Rixen.
Além disso, o bispo explicou que a "Eucaristia é fundamental para a família", porque é o "alimento para nossa caminhada". "Nós somos seres fracos, limitados e precisamos de alguma coisa que nos sustente, e a Eucaristia é justamente isso. Além da Eucaristia ser sempre vivida em comunidade, e é muito importante que as criancas sejam inseridas numa comunidade, sejam acolhidas e possam ser também protagonistas da fé no meio das outras crianças".
Dom João começou sua homilia perguntando às crianças, se quando elas se confessaram sentiram alegria no coração? E agradeceu a Deus porque as crianças tiveram pais que as ajudaram a entender que Jesus é importante em suas vidas e é o nosso Salvador. Agradeceu ainda porque elas foram batizadas e, naquele dia, aconteceu a graça mais importante para nas suas vidas: "Jesus as tornou filhas de Deus. Nós entramos numa família que tem um Pai que é o melhor pai de todos, que nos fez descobrir que temos muitos irmãos e irmãs".
E disse às crianças: "Vocês que receberam esse cuidado de Jesus pensem que têm muitas outras criancas que estão esperando para conhecer Jesus, e que as crianças sabem falar de Jesus para outras crianças".
O tempo foi passando e vocês encontraram na Igreja um padre que é como um pai que cuida de nós assim como o pastor cuida de uma ovelhinha, e conheceram os catequistas que as ajudaram a conhecer Jesus, explicou Dom João.
"Hoje, Jesus dá a vocês o maior presente da vida, desde o batismo. Ele não queria ficar longe de nós. Jesus veio ao mundo, se fez criança, foi crescendo como cada um de nós, morou na sua família e depois quis ser pregado na cruz, morreu e ressuscitou, mas Ele não queria voltar para o céu sem ficar no meio de nós. Então, o que Ele criou para nós é o que vocês vão receber hoje, pela primeira vez: 'o corpo e o sangue de Jesus na Eucaristia'".
O bispo explicou às crianças que, quando comemos uma comida ela se transforma na gente, nos deixa mais fortes, mas com a Eucaristia acontece o contrário. "Quando nos alimentamos de Jesus, nós nos tranformamos n'Ele. Se, a partir de hoje, vocês sempre comungarem bem preparados, vocês irão crescendo e ficando com o 'rosto de Jesus', com o 'jeito de Jesus', vão viver a vida inteira com Jesus dentro da gente".
E complementou: "comungando Jesus vocês serão felizes, vão ter muita força para amar seu pai e sua mãe, os catequistas, os professores, os colegas, forças para viver uma vida diferente. A comunhão nos faz viver bem unidos".
Dom João concluiu com uma pequena oração pelas crianças: "Hoje toda Igreja diz com vocês - 'Fica conosco, Jesus!'. Senhor, não saia mais do coração de nossas crianças, que eles não sejam atraidas por coisas que não prestam, mas permaneçam sempre contigo".
A primeira comunhão é um costume dentro do Congressos Eucarísticos, porque "a Eucaristia é o centro de toda Igreja e, neste momento as crianças são introduzidas também nesse mistério e nesse encontro pessoal com Jesus", explicou o Arcebispo de Brasília.
Nenhum comentário:
Postar um comentário