quinta-feira, 13 de maio de 2010

Novena do Espírito Santo - Primeiro Dia


O Espírito Santo reaviva nosso carisma
“Reavivai o vosso carisma” (II Timóteo 1,6). Estamos nos aproximando da Solenidade de Pentecostes, a festa do Espírito Santo e do nascimento da Igreja. A cada ano, somos convidados pelo Pai a ressuscitarmos com Cristo e a vivermos no Amor do Espírito Santo. O Espírito Santo deve conduzir nossa vida, ações, pensamentos e todo o nosso ser. Quem se deixa transformar pela ação do Espírito Santo não se conforma com o mundo, mas o transforma (Romanos 12,2), a começar por si: O Espírito Santo nos impele a vivermos a santidade para fazermos a vontade de Deus e a sermos testemunhas vivas de Cristo, levando outros a aderirem ao plano de Amor, como fez Pedro no dia de Pentecostes (Atos 2,14-41).
Quem vive segundo a graça do Espírito Santo não busca mais viver as obras da carne, mas a cada dia as rejeita e busca viver segundo a vontade do Próprio Espírito Santo (Gálatas 5, 16-25), a cada dia morrendo para o pecado e vivendo somente para Deus!
Peçamos o Espírito Santo incessantemente e deixemos Ele nos reavivar no seu Amor e conduzir nossa vida, para sermos transformados na sua Graça e sermos testemunhas de Cristo nesse mundo dilacerado por discórdias.

Robson Luiz
Seminarista do 2º de Filosofia - UNIFAI


Pentecostes

Oração Preparatória para todos os dias:
Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis, e acendei neles o fogo do vosso amor.


V. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado.


R. E renovareis a face da terra.


Oremos: Ó Deus, que instruís os corações de Vossos fiéis com a Luz do Espírito Santo, fazei que saibamos apreciar retamente todas as coisas, segundo o mesmo Espírito, e possamos gozar sempre de sua consolação. Por Cristo, Senhor Nosso.

Amém.

Primeiro dia
1o. Ponto: O Espírito Santo é Deus e Deus de toda a majestade. E eu sou uma miserável criatura e entretanto, ó infinta bondade,... esse Deus tão grande, esse divino Consolador humilha-se até descer em minha alma. Ainda mais: quantas vezes a sua misericordiosa caridade não o levou, por assim dizer, a bater à porta do meu coração para pedir-lhe hospedagem! E eu serei tão indiferente que não o convide?... E não imitarei os discípulos de Nosso Senhor Jesus Cristo e sua divina Mãe que, depois da ascensão do Salvador, se recolheram ao Cenáculo para aí esperar o Espírito Santo que lhes prometera! Eis, minha alma!... Viva confiança e ardente desejo! Repitamos muitas vezes: Vinde, Espírito Santo!


Primeiro Exame: Sobre o Recolhimento
1- Não sou eu do número destes cristãos dissipados ou negligentes, que quase nunca entram em si mesmos, para ver o estado de sua alma e escutar a voz da consciência?...
2- Nada tenho que reformar a respeito das conversações inúteis e visitas em que se perde o espírito de piedade?...
3- Quando na oração ou noutros exercícios de piedade, Deus me envia alguma luz interior ou um bom sentimento, não me distraio logo ocupando-me com coisas diferentes?...

PROPÓSITO: Entremos em nós mesmos!...
Estamos bem com Deus?... Podemos ficar satisfeitos com o nosso modo de viver?...
Foi depois de um salutar exame sobre si mesmo que o filho pródigo voltou a seu pai... No meio de nossas ocupações, esforcemo-nos para elevar nosso pensamento a Deus...
Jaculatória:
Vinde, Espírito Santo, e mandai do Céu um raio de vossa luz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário