sexta-feira, 14 de maio de 2010

Bioética é oferecer educação para o amor

O Simpósio de Bioética, atividade inédita no Congresso Eucarístico Nacional 2010, que acontece em Brasília (DF), de 13 a 16 de maio, começou na manhã desta sexta-feira (14) com a Santa Missa. A celebração eucarística foi presidida pelo presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e arcebispo de Londrina (PR), Dom Orlando Brandes.


Com o tema “Promotores da vida em plenitude”, o simpósio acontece no Centro de Convenções Ulysses Guimarães e espera receber 900 pessoas, dentre elas bispos, religiosos e agentes de pastoral de comunidades de todo o Brasil.

Antes de começar a homília, o prelado pediu que os presentes colocassem as mãos no coração e repetissem alto a frase: “Senhor, que prodígio sou eu!”. Logo em seguida, Dom Orlando explicou que bioética é exatamente isso: um presente de Deus. “Tinha 500 milhões de espermatozoides brigando para nascer, mas você foi o eleito. Isso é bioética, cada vida humana é um prodígio de Deus e deve ser respeitada”.

O arcebispo falou ainda sobre a relação entre Eucaristia e bioética que, segundo ele, se complementam. “A Eucaristia é o pão para a vida no mundo. Jesus já disse: 'Quem come deste pão ganha a vida eterna'. Tem tudo a ver bioética com Eucaristia”, destacou.

Durante a homília, Dom Orlando também criticou médicos que destroem as células embrionárias alegando que é para o bem da ciência e pediu que o povo brasileiro vote consciente nas eleições deste ano. “Expressem por meio do voto ético e consciente o bem, procurando eleger pessoas que respeitem a vida, a família, a liberdade religiosa e a dignidade humana”, solicitou.

Por fim, o prelado atenuou que bioética não é algo hospitalar, de médicos, cientistas e laboratórios, mas, sim, algo que deve ser estudado nas periferias, pelos jovens e pela família. “Bioética é oferecer ao povo brasileiro educação para o amor. É a dona de casa, a cabeleireira, juntas, lutando por todas as dimensões da vida”, exclamou o arcebispo, que concluiu pedindo a Jesus Sacramentado para dar coragem e alegria aos cristãos a fim de promover a família e a vida.

Sobre o Simpósio de Bioética

É a primeira vez que acontece o Simpósio de Bioética durante uma edição do Congresso Eucarístico. Abordando temas como aborto, planejamento familiar, cuidados no final da vida e valor da sexualidade, a atividade pretende contribuir para que, no Brasil, a vida seja amplamente defendida e amada pelos cristãos nos trabalhos pastorais. Dentre os palestrantes, estão Dom Antônio Augusto Duarte, presidente do Setor Vida do CELAM (Conselho Episcopal Latinoamericano); padre Dr. Aníbal Gil Lopes, membro titular da Pontifícia Academia Pro Vita; e o professor Dr. André Marcelo Soares, membro da Comissão de Bioética da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). Os conferencistas, na sua maioria, fazem parte da Academia Pontifícia para a Vida.

A ideia de realizar a atividade no evento nasceu da Comissão Arquidiocesana de Bioética e Defesa da Vida de Brasília. “Queríamos aproveitar a ocasião do evento para discutir o tema da vida. Quando levamos ao Dom João [arcebispo da capital] nossa proposta, ele achou o tema tão importante e tão eucarístico, pois a Eucaristia é o pão da vida, que o incluiu dentro da programação”, explica o responsável pelo simpósio, padre Eduardo Peters, que ainda acrescenta: “Queremos também propor para todo o Brasil um jeito novo e digno de reconhecer na pessoa do outro esse Deus que nos chama à comunhão”. O Simpósio de Bioética acontece hoje (14) e amanhã (15), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário