quinta-feira, 24 de junho de 2010

Missa no Propedêutico - Pe. Jairo

Recebemos essa semana o Pe. Jairo, vigário da Paróquia São João Maria Vianney, que atendendo nosso convite veio celebrar em nossa capela e também almoçar conosco.

Com apenas um ano de ordenação, nos convidou à perseverança e disse, apesar do pouco tempo, que vale a pena ser padre. E é perseverando que chegaremos a essa graça.

Citando o evangelho (Mt 7,6) nos pediu que cuidássemos bem de nossas pérolas preciosas: nossas vocações. Que não as atirassemos aos porcos, mas que as vivêssemos para Deus. Também que a vocação foi um  chamado divino, correspondido por uma resposta humana, o "sim" partiu de cada um de nós. Por isso não cabe ao bispo, ao reitor ou aos formadores cuidar de nossas vocações, muito embora eles tenham a dura tarefa de zelar por nós, somente nós mesmos é que somos responsáveis por perseverar na resposta que demos a Deus.
Pediu que valorizemos também as amizades e principalmente as contruídas dentro do seminário. Alertou que nos momentos de crise, nunca devemos tomar decisões, mas parar, se acalmar, pensar ou até chorar o que for preciso e só depois agir. E que nessas horas, devemos recorrer aos nossos irmãos seminaristas, e não aos leigos, simplesmente porque eles vivem as mesmas situações que vivemos e por isso poderão nos compreender.
Falou também sobre a importância da família, que devemos aproveitar nossas folgas (segundas-feiras) para falar com ela. No caso do Pe. Jairo, seus pais moravam no Espírito Santo e ele so podia vê-los no meio e no fim do ano - quando estava de férias. Nós que os temos por perto devemos aproveitar cada oportunidade para estar com eles.


Agradecemos ao Pe. Jairo sua disponibilidade (inclusive em aceitar nosso convite, feito uma semana antes) à Santa Igreja, agradecemos por ter cuidado da "pérola preciosa" da sua vocação, hoje colocada a serviço de Deus e de todos. E queremos parabenizá-lo por esse seu primeiro ano de presbitério (completado em 23/05), que este seja o primeiro de muitos e que Deus com sua benção continue a te guiar e te fortalecer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário