quinta-feira, 10 de junho de 2010

Ano Sacerdortal - Pe. Roberto de Carvalho





Recebemos essa semana no Propedêutico, a visita do Pe. Roberto de Carvalho, que veio celebrar o Santo Sacrifício da Missa e também jantar conosco.
O Pe. Roberto é pároco da paróquia Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos – Campo Limpo e é também o formador do propedeuta Rodrigo Amorim.

Na celebração declarou-se muito feliz por ter sido lembrado entre os sacerdotes convidados a celebrar em nossa casa e colocou-se também à disposição para retornar sempre que pudesse e fosse convidado.
Partilhando conosco na homilia, disse que cada um de nós deve como o profeta Elias, estar pronto a ir às “sareptas” que o Senhor nos enviar e visitar as “viúvas” que Ele colocar diante de nós, isto é, cada um que precisar de nós. Disse que não devemos pensar em nos ordenar para esta ou aquela paróquia, ou diocese, nem para um movimento, pastoral ou região, mas que devemos desejar ser ordenados para a Santa Igreja e com total desapego estar disponíveis a Vontade de Deus, sobretudo no âmbito missionário.
A partir do Evangelho, curto mas profundo das bem-aventuranças, convidou cada um de nós a sermos SAL, LUZ e FERMENTO em nossas vocações e na vida de nossos irmãos.

“Vocês devem ser o sal, que em si não tem utilidade, não tem gosto, mas que pode dar sabor às coisas. Cabe a vocês dar sentido, à vida dos seus irmãos, dar-lhes prazer de viver. Devem também, como luz, indicar o caminho e afastar deles as trevas. Por fim, como fermento devem fazer crescer a fé, o ânimo e a esperança.”
Deu-nos ainda muitos conselhos e orientações sobre como devemos encarar este nosso período formativo. Entre as admoestações a de que não podemos pensar que nossa formação termina em oito ou nove anos, com a ordenação, mas que enquanto vivos estaremos em constante e interminável formação de nossas identidades e de nossa fé.
Partilhou ainda conosco sobre seu período de vida monástica e de como Deus encaminhou as coisas para que ele deixasse sua terra e família (Pe. Roberto é da Bahia), e mais tarde sua Diocese e Ordem Religiosa, os Cistercienses, e chegasse até a Diocese de Campo Limpo.


Depois jantou conosco, tirou muitas fotos e ainda passou um bom tempo conversando com os propedeutas para conhecê-los melhor. Nesse meio tempo, disse que tem muito orgulho do Rodrigo Amorim, e que reza pela vocação dele e pela de cada um de nós.
Rezamos também pelo sacerdócio do Pe. Roberto, para que Deus o fortaleça a cada dia e para que ele continue a se dispor à Divina Vontade e abraçar com coração ardente os desígnios do Senhor em sua vida.
Obrigado Padre, pelo carinho, pela visita e pelas palavras animadoras!

3 comentários:

  1. QUERO PARABENIZAR O PE. ROBERTO PELO SEU EMPENHO APOSTÓLICO NA PARÓQUIA ONDE EXERCE O A SUA VOCAÇÃO COM PROFUNDO AMOR CRISTÃO. ORO POR ELE. GORETTI TELLES

    ResponderExcluir
  2. Meu peroco padre roberto:
    quero que saiba que adoro suas celebraçoes e como legionaria, convivo muito com o senhor.

    agradeço por todos esses anos na nossa paroquia e todos nós paroquianos da rainha dos apostolos te amamos muito mesmo!!!!

    abraços e que Deus te abençoe!


    ass.: natasha legionaria.

    ResponderExcluir
  3. PARABÉNS QUE DEUS CONTINUI ILUMINANDO SEMPRE ESSA CAMINHADA DO NOSSO PARÓCO COM GRNDES REALIZAÇÕES!!!!!!!

    ResponderExcluir