domingo, 6 de junho de 2010

Bispos de Minas Gerais e Espírito Santo iniciam visita ad limina


Dom_Walmor1Já estão em Roma desde sábado, 5, os bispos do Regional Leste 2 da CNBB (Minas Gerais e Espírito Santo) para a visita ad limina apostolorum, que ocorre a cada cinco anos. São 34 bispos que, durante 18 dias visitarão os dicastérios da Cúria Romana e também o papa.
Em entrevista à Rádio Vaticano, o arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente do Regional, dom Walmor Oliveira Azevedo, falou da expectativa do encontro com os vários dicastérios da Cúria Romana e destacou o encontro que os bispos terão com o papa.
“Sinto a grande expectativa [dos bispos] do encontro com o Santo Padre, que é o coração da visita ad limina, renovando nossa fé e nossa comunhão”, disse dom Walmor.

Segundo dom Walmor, o Regional apresentará à Santa Sé uma Igreja “rica de tradições religiosas, consolidadas, e uma devoção profunda a Nossa Senhora”. Ainda de acordo com o arcebispo, será apresentada também uma Igreja  “desafiada por muitas questões que nos preocupam”. Ele citou, especialmente, os jovens em situação de risco, uma das prioridades da ação pastoral do Regional. O arcebispo espera a confirmação, pelo papa, do Brasil como sede da jornada mundial da juventude em 2014. Belo Horizonte é uma das cidades candidatas a sediar o encontro.

A visita do Regional Leste 2 inclui peregrinações e celebrações nas Basílicas de São Pedro, São João de Latrão, Santa Maria Maior e São Paulo. Além disso, haverá uma missa nas Catacumbas de São Sebastião/ Domitila. Hoje, 6, os bispos celebraram a missa no altar da Cátedra da Basílica de São Pedro. A visita termina no dia 23.

Nenhum comentário:

Postar um comentário