terça-feira, 8 de junho de 2010

1º Encontro de Psicólogos Catolicos de nossa Diocese



“A fé e a razão constituem como que as duas asas pelas quais o espírito humano se eleva para a contemplação da verdade. Foi Deus quem colocou no coração do homem o desejo de conhecer a verdade e, em última análise, de O conhecer a Ele, para que, conhecendo-O e amando-O, possa chegar também à verdade plena sobre si próprio” (cf. Ex 33, 18; Sal 2726, 8-9; 6362, 2-3; Jo 14, 8; 1 Jo 3, 2). (João Paulo II)
Por iniciativa do Pe. Lídio, aconteceu neste sábado, 05/06, o 1º Encontro de Psicólogos Católicos da Diocese de Campo Limpo,com o intuito de reunir aqueles que têm em comum não só a profissão, como também a religião e a atuação nas paróquias.
O encontro teve início com a Santa Missa celebrada por D. Luiz Antônio Guedes, na Capela do Santíssimo de nossa Catedral.
Neste dia, 05, celebra-se também a memória do mártir São Bonifácio, aquele que “faz coisas boas” (em latim), a partir de seu exemplo, nosso Bispo valorizou o trabalho dos psicólogos que se empenham em conduzir as pessoas ao seu equilíbrio, que fazem também ao seu modo “coisas boas”. Citou ainda São Tomás de Aquino que diz que a “graça supõe a natureza”, isto é, a graça não supre a natureza, não passa por cima dela, mas através dela, e é de suma importância a psicologia no sentido de equilibrar a natureza, onde a graça deverá agir.
Ao fim da celebração fez questão de cumprimentar cada um dos presentes e dando-lhes a benção desejou que tivessem um bom e proveitoso encontro.









O grupo então seguiu para o Centro Pastoral, onde durante toda a manhã partilharam suas atividades profissionais e pastorais, trocando e somando experiências.
Para encerrar, tivemos um almoço no Seminário Propedêutico Sagrada Família.


5 comentários:

  1. PARABENS PE. LÍDIO PELA INICIATIVA.

    ResponderExcluir
  2. Foi uma honra participar deste encontro! Obrigado pelo convite!
    Marcia Nicoli - Psicóloga

    ResponderExcluir
  3. Onde o Bispo está, ai está a Igreja (Santo Agostinho), que graça iniciar um encontro com a missa celebrada por Dom Luiz, o trabalho começou em Deus e que possa permanecer sempre Nele e com Ele. Abraços - Sandoval Psicólogo

    ResponderExcluir
  4. Mente sã... é o que o ser humano tem que ter... mais ainda se a mente e o coração estão em Deus. Parabens aos que aceitaram o convite!
    Pe. Jairo Souza

    ResponderExcluir