quarta-feira, 21 de abril de 2010

Chico Xavier - O Filme



No dia 14 de abril todos os seminaristas do Seminário Nossa senhora Aparecida, juntamente com o seu reitor, foram ao cinema para assistir o filme sobre o Chico Xavier. Foi Um momento muito bonito de diversão e cultura.


Veja um resumo feito pelo seminarista Renato.



CHICO XAVIER – O FILME

Estreando justamente no dia em que completaria 100 anos, o filme Chico Xavier (2010), com roteiro baseado na biografia do jornalista Marcel Souto Maior, As Muitas Vidas de Chico Xavier, se utiliza de trechos reconstituídos de um programa realizado pela hoje extinta TV Tupi chamado Pinga Fogo, que serve como espinha dorsal da trama, para contar, através de flashbacks, trechos da infância do médium brasileiro nascido em Pedro Leopoldo no interior de Minas Gerais, sua descoberta do dom da psicografia na juventude e a criação da Casa da Prece em Uberaba, todos os momentos chaves da história de Chico Xavier, todos estes balanceados com seus depoimentos no referido programa televisivo.

As melhores passagens de Chico Xavier são justamente os diálogos de alívio cômico entre ele e seu guia, Emmanuel, incluindo uma piada sobre a bizarra peruca que Chico insistia em usar. Se os espectadores ficam em dúvida sobre a veracidade dessas situações cômicas, durante os créditos finais vemos o próprio Chico dando voz a essas engraçadas histórias.

Citando a questão religiosa, quem pensa que irá ao cinema ver um filme meramente espírita, se surpreenderá em ver o quanto a mensagem de solidariedade ao próximo do protagonista passa por qualquer tipo de religiosidade. Seria interessante assistir ao filme com o intuito de observar não os fundamentos ou as práticas da doutrina espírita, mas a busca que o homem tem para com Deus, sua sede de conhecimento daquilo que lhe é oculto, e como essa sede se expressa, principalmente, nos mais humildes. A dimensão fenomenológica chama-nos muito a atenção e deve ser exaltada no decorrer do filme, a ela soma-se a dimensão antropológica, bem descrita e apresentada, do povo simples mineiro e, até, daqueles que já tinham condição socioeconômica estabilizada, cuja visão religiosa era reflexo dessa condição.

Enfim, um filme nacional de qualidade que merece ser assistido e usado para conhecimento da vida de Chico Xavier bem como para a reflexão pessoal da virtude cristã que perpassa os anos e sempre se torna algo atual em nossas vidas: a prática da caridade.

Por Seminarista Renato Alves

Um comentário:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir