quinta-feira, 29 de abril de 2010

Ano Sacerdotal - Monsenhor Aguinaldo



Hoje em nosso seminário de Nossa Senhora Aparecida, recebemos o Vigário Geral de nossa Diocese Mons. Aguinaldo que, além de ser Vigário Geral, também exerce o oficio de reitor e pároco do Santuário Santa Terezinha, na cidade de Taboão da Serra. 

O Monsenhor iniciou sua reflexão com a frase que está em nosso painel na capela: "SEM MIM NADA PODEIS"(Jo 15,5), referindo-se que, todos nós devemos confiar apenas em Jesus e não em nós mesmos.

Nos contou um pouco sobre sua vocação, e sempre confiando nesta certeza de que sem Jesus nada poderia fazer, como foi chamado a assumir serviços para o bem da Santa Igreja.

Falou - nos o quanto devemos amar e nos comprometer com a Igreja de Jesus, com uma postura de homens, para que não aconteçam mais os lamentáveis escândalos que estão atualmente ocorrendo em nossa amada Igreja. 

E assim terminou sua fala, nos impulsionando a sermos de fato pessoas maduras e entregues nas mãos de Jesus para fazer tudo conforme sua vontade. 

Nós agradecemos, de coração, as palavras que o Mons. Aguinaldo dirigu a nós, seminaristas de Campo Limpo, e pedimos que continue orando por nós, que somos o futuro de nossa Diocese.

Deus abênçoe sua vida e ministério e que, neste ano sacerdotal, o Senhor Jesus possa vos animar a cada dia, para ser forte mediante as criticas e tribulações e, assim, continuar sendo um testemunho do Bom Pastor.

Entendendo um pouco sobre o oficio de Vigário Geral


Um vigário-geral é o sacerdote constituído pelo bispo diocesano, com poder ordinário, de acordo com o Código de Direito Canônico, para ajudá-lo no governo de toda a diocese. A nomeação e a demissão do vigário-geral é de livre vontade do bispo.
Normalmente, o bispo deve constituir apenas um vigário-geral, a não ser que a enorme extensão territorial da diocese justifique o contrário. O vigário-geral é, ipso facto, o coordenador da cúria diocesana.



Um comentário:

  1. Agora que Guadalupe está aí..sei que os momentos das refeições serão muito mais gostosos.. saudade de vcs...Ivone

    ResponderExcluir