segunda-feira, 26 de abril de 2010

Assembleia dos Bispos da CNBB começa na próxima semana

"Discípulos e Servidores da Palavra de Deus e a Missão da Igreja no Mundo". Esse será o tema central da 48ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil que acontecerá entre os dias 4 e 13 de maio, em Brasília (DF). 

Os mais de 300 bispos de todas as dioceses do Brasil estarão reunidos no Centro de Eventos e Treinamentos da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio (CNTC), na capital federal. Entre os temas prioritários, a serem discutidos, estão a avaliação das Diretrizes Gerais da Igreja no Brasil (DGAE) e da Missão Continental, as Comunidades Eclesiais de Base, a questão agrária no Brasil e os 100 anos do Movimento Ecumênico.

Os trabalhos da Assembleia serão desenvolvidos em quatro sessões, duas pela manhã e duas à tarde, todos os dias, com os trabalhos se encerrando às 19h. 

Todos os dias, às 14h30, haverá coletiva de imprensa com três bispos designados pela coordenação da Assembleia. O porta-voz do encontro será o Arcebispo do Rio de Janeiro e presidente da Comissão para a Educação, Cultura e Comunicação Social da CNBB, Dom Orani João Tempesta. 

Este ano a Assembleia dos Bispos acontecerá em Brasília por ocasião do 16º Congresso Eucarístico Nacional(CEN2010), de 13 a 16 de maio. Esta será a segunda vez que a cidade recebe a assembleia, a primeira foi em 1970.

Durante 36 anos ininterruptos, a Assembleia dos Bispos aconteceu em Itaici, município de Indaiatuba (SP), exceto no ano 2000 quando se transferiu para Porto Seguro em virtude das celebrações dos 500 anos do Brasil. Mas, a partir do próximo ano, os bispos passarão a se reunir em Aparecida, interior de São Paulo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário