segunda-feira, 26 de julho de 2010

Pastoral Vocacional

AGOSTO, MÊS VOCACIONAL.


O mês vocacional tem sua origem logo após o Concílio Vaticano II. Com o objetivo de despertar a consciência das comunidades para a co-responsabilidade, num período de crise das vocações de especial consagração. Em 1970 surgia a primeira experiência do mês vocacional no Brasil. Esta iniciativa deu certo e, em 1981, a Assembléia Geral da CNBB instituiu o mês de agosto como mês vocacional para todo o Brasil. Nos primeiros anos ainda se rezava quase que exclusivamente pelas vocações sacerdotais, depois foi se criando a consciência de que todas as vocações mereciam o mesmo valor e assim o mês vocacional foi sendo reorganizado e as demais vocações foram tendo também o seu espaço. Neste ano as orações estarão assim distribuídas:


1º domingo, dia 01: Vocação aos Ministérios Ordenados


2º domingo, dia 08: Vocação Matrimonial


3º domingo, dia 15: Vocação à Vida Consagrada


4º domingo, dia 22: Vocação aos Ministérios não Ordenados


5º domingo, dia 29: Vocação ao Ministério do Catequista.

Para cada domingo preparamos orações vocacionais e para serem rezadas em todas as Celebrações em todas as comunidades. “A messe é grande e poucos são os operários, peçam, pois ao dono da messe que envie operários para a messe.” Atendamos ao apelo do próprio Jesus, rezemos sempre pelas vocações, e de modo especial durante o mês de Agosto que é o Mês Vocacional.

Em nossa diocese convidamos os nossos fiéis a rezarem agradecendo a Deus pelas inúmeras vocações que Ele na sua misericórdia tem nos concedido.

Agradecemos a Deus pelo nosso irmão, o Diac. Douglas que no último dia 16, festa de Nossa Senhora do Carmo, recebeu pelas mãos de Dom Luiz o II grau do sacramento da ordem, ou seja, o presbiterato. Como dizemos no rito da ordenação: Com auxílio de Deus e de Jesus Cristo, nosso salvador escolheu este nosso irmão para a ordem do presbiterato, e todo o povo deus presente reponde com alegria “damos graças a Deus. Douglas agora é padre Douglas e se junta aos outros 190 padres que juntos formam a nossa diocese de Campo Limpo. Pe. Douglas em nome da pastoral presbiteral seja bem vindo em nosso presbitério e rezamos para que tenha um ministério frutuoso.

Rendemos graças a Deus também pela nossa querida Irmã M. Cristiane de Carvalho que no dia 18 de julho fez a sua Consagração Perpétua. Esta celebração aconteceu no dia 18/07 na casa das Irmãs Franciscanas da Imaculada Conceição de Maria, de Bonlanden, no conhecido convento Maria Imaculada. A Ir. Cristiane junto com a Irmã Márcia pertencem à pastoral vocacional da nossa diocese.

Rendemos graças também pelos nossos quatros seminaristas. Os nossos irmãos: Denis, José Marcos, Luiz Antonio e Juan que agora foram aprovados para receberem o 1º grau do sacramento da ordem, o diaconato. Eles, agora diáconos estarão a serviço da Igreja e continuarão em suas respectivas paróquias, recebendo delas orientação, apoio, carinho e orientação dos padres que com carinho e amor os acolheram em suas paróquias.

Rendemos graças também pela Ir. Lucilene Antonia Caetano, da Congregação das Irmãs Franciscanas da Ação Pastoral que no dia 22/08 irá proferir os seus votos perpétuos, professando assim publicamente o seu desejo de viver plenamente na pobreza, na obediência e na castidade. Esta Celebração Será presidida por Nosso Bispo Dom Luiz Antonio Guedes, às 17 horas do dia 22/08 na Paróquia São Sebastião, no Jardim Mitsutani. A PV organizou para esta paróquia um trabalho de despertar vocacional para o mês inteiro.

Pela graça de Deus também 09 seminaristas foram aprovados e receberão os ministérios de leitor e Acólito. São eles: Derek , Everton, Fabiano, Igor, Gilberto, Gean Paulo, Pedro e Willian, todos estudantes do 4º ano de teologia, moram no Seminário São José e estudam no Instituto Matter Ecclesiae. E o Seminarista Vitor Luiz que também é aluno do 4° ano de teologia, mora no Seminário Nossa Senhora Aparecida e estuda na Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção. Fazemos votos de que eles aproveitem bem esse tempo de estudos que ainda terão e se preparem dignamente para que no tempo oportuno possam atingir o objetivo maior.

Por fim queremos agradecer aos Amigos dos Seminários, As paróquias e comunidades que nos ajudam com a alimentação, a todos aqueles que direta ou indiretamente colaboram com as vocações. A todo o povo de Deus da nossa diocese. Lembramos que no dia 29 de agosto será o dia da coleta para os seminários, nesse dia as coletas feitas em todas as missas serão destinadas para a manutenção dos seminários, aproveite esta oportunidade e manifeste a sua gratidão com a sua generosidade.

A todos muito obrigado e que Deus lhes pague.

Pastoral Vocacional

Caros irmãos no presbitério, Caros coordenadores de pastoral, Caras secretárias paroquiais e caros coordenadores das equipes de liturgia das nossas Comunidades.


Paz e Bem!

“A messe é grande e poucos são os operários, peçam, pois ao dono da messe que envie operários para a messe.” Atendendo ao apelo do próprio Jesus, a Igreja convida os seus fieis a rezarem constantemente pelas vocações, sobretudo e de modo especial durante o mês de Agosto que é o Mês Vocacional.

O mês vocacional tem sua origem logo após o Concílio Vaticano II. Com o objetivo de despertar a consciência das comunidades para a co-responsabilidade, num período de crise das vocações de especial consagração. Em 1970 surgia a primeira experiência do mês vocacional no Brasil. Esta iniciativa deu certo e, em 1981, a Assembléia Geral da CNBB instituiu o mês de agosto como mês vocacional para todo o Brasil. Nos primeiros anos ainda se rezava quase que exclusivamente pelas vocações sacerdotais, depois foi se criando a consciência de que todas as vocações mereciam o mesmo valor e assim o mês vocacional foi sendo reorganizado e as demais vocações foram tendo também o seu espaço. Neste ano as orações estarão assim distribuídas:

1º domingo, dia 01 : Vocação aos Ministérios Ordenados


2º domingo, dia 08 : Vocação Matrimonial


3º domingo, dia 15: Vocação à Vida Consagrada


4º domingo, dia 22: Vocação aos Ministérios não Ordenados


5º domingo, dia 29: Vocação ao Ministério do Catequista.

Para cada domingo preparamos orações vocações vocacionais e preces para serem rezadas em todas as Celebrações em todas as comunidades.

Lembramos encarecidamente que no dia 1º teremos a abertura do Mês vocacional as 15 horas na Catedral, quando acontecerá também as ordenações Diaconais dos nossos irmãos: Denis, José Marcos, Luiz Antônio e Juan. Pedimos aos irmãos que façam um esforço para participarem.

Também lembramos a respeito do dia 15. Sabemos que nesse dia teremos a Romaria para aparecida, mas não podemos esquecer que é o dia das vocações à vida Consagrada, por isso em todas as missas elas devem ser mencionadas Na nossa diocese já é comum que o último domingo do mês de Agosto é feito a coleta para os seminários. Queremos agradecer a todas as paróquias que no anos anteriores foram generosas repassando para os seminários aquilo que os fieis apresentaram. E pedimos que no domingo dia 22 sejam entregues os envelopes para que no domingo seguinte os fieis tragam de volta com as suas ofertas. As mesmas vão para a conta única dos seminários e depois são repassadas aos seminários na medida que se faça necessário.

Tanto o Conjunto de orações como os envelopes estão disponíveis para serem retirados na cúria. Podem pegar com o Sr. Armando e ou com o Sr. Aparecido

Calculamos um número de cem unidades das orações para cada paróquia, e na media que for necessário a própria paróquia se encarrega de multiplicá-los. Quanto aos envelopes , tem um bom número na cúria podendo cada paróquia retirar , se for necessário atém mil envelopes.

SOMOS TRÊS CASAS DE FORMAÇÃO:


São José em Itapecerica com 10 alunos / Nossa Senhora Aparecida em Taboão com 22 alunos e Sagrada Familia em Campo Limpo com 11 alunos propedêutas,, somamos assim um número de 44 alunos seminaristas.


Contamos com a vossa generosidade e colaboração.


Dom Luiz Guedes        Pe. Lídionor Sampaio          Pe. Alexandre Matias           Pe. Juarês Martins

quinta-feira, 15 de julho de 2010

1º CONGRESSO MISSIONÁRIO NACIONAL DE SEMINARISTAS


Terminou na manhã deste sábado,10, em Brasília, o 1º Congresso Missinário Nacional de Seminaristas, que discutiu a formação missionária dos futuros padres. Os participantes aprovaram uma mensagem final em que pedem que o tema missão seja mais estudado nos seminários.


"Cônscios da real necessidade de formarmos nos Seminários vocações verdadeiramente missionárias, vimos, por meio desta, encarecidamente pedir aos senhores bispos, formadores e seminaristas, que desenvolvam nos Seminários e Institutos uma formação voltada para a missão além-fronteiras. Cremos que se houver investimento, numerosas vocações missionárias brotarão no seio dos Seminários, a começar por nós que participamos deste Iº Congresso Missionário", diz a mensagem.



O seminário teve início no dia 4 e foi organizado pelas Pontifícias Obras Missinárias (POM), Centro Cultural Missionário (CCM), Comissão Episcopal para a Animação Missionária e Cooperação Intereclesial e Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, da CNBB.



Veja, abaixo, a íntegra da mensagem dos congressistas.



Mensagem dos participantes do I Congresso Missionário Nacional de Seminaristas





Brasília, 10 de julho de 2010



Aos Senhores bispos, formadores e amigos seminaristas,



Entre os dias 04 e 10 de julho, nós, cerca de 150 seminaristas, 10 formadores e alguns bispos dos diversos regionais do Brasil, estivemos reunidos em Brasília participando do Iº Congresso Missionário Nacional de Seminaristas, com o objetivo de ajudar-nos a assumir a dimensão missionária universal da vocação cristã e presbiteral.



Gostaríamos de transmitir a todos quão rica foi a experiência deste Congresso e a grande festa da alegria e da unidade celebrada aqui na capital do nosso país em favor da missão.



Conduzidos pelo lema: chamados para estar com Ele e enviados (Mc. 3,14) e o tema formação presbiteral para uma missão sem-fronteiras, tivemos a graça de nos deparar com as realidades do campo formativo, nas dimensões voltadas para missão.



Observamos as realidades eclesiais e formativas e chegamos à conclusão de que ainda temos que trabalhar muito para se chegar àquilo que é vontade da Igreja Universal e Latino-Americana: despertar a Igreja na América Latina e no Caribe para um grande impulso missionário (DAp. 548).



É bem verdade que, em alguns Seminários e Institutos, o sentido da vocação sacerdotal mais missionária está em plena atividade. Porém, é também fato de que em outros Seminários e Institutos o termo missão não recebe a devida atenção.



Iluminados pelo Espírito de Deus, e impulsionados pelo espírito de Aparecida, queremos que esta realidade seja transformada e transfigurada segundo a vontade de Deus para o nosso tempo, hoje, na Igreja do Brasil. Queremos melhorar o ambiente relacional estrutural do Seminário para que, como uma comunidade autenticamente cristã, formadores e formandos se unam em prol da vocação primeira da Igreja: a missão, a serviço do Reino de Deus. Queremos ser missionários padres e não padres missionários.



Cônscios da real necessidade de formarmos nos Seminários vocações verdadeiramente missionárias, vimos, por meio desta, encarecidamente pedir aos senhores bispos, formadores e seminaristas, que desenvolvam nos Seminários e Institutos uma formação voltada para a missão além-fronteiras. Cremos que se houver investimento, numerosas vocações missionárias brotarão no seio dos Seminários, a começar por nós que participamos deste Iº Congresso Missionário.



De Brasília voltamos para os nossos regionais dispostos a colaborar, com vivo ardor missionário, na conscientização missionária dos irmãos de Seminário e na constituição de organismos que favoreçam a missão em nossas casas de formação, como o Conselho Missionário dos Seminários (COMISE) e a Formação Missionária para Seminaristas (FORMISE).



Contamos desde já com o apoio de todos, pois o benefício não é para a nossa promoção pessoal, mas, para a promoção de todos os povos do orbe e para o bem da Igreja que age em nome de Cristo e a Ele se dirige.



Certos da atenção de todos a este pedido, reiteramos nosso desejo, de juntos, animados e guiados pelo Divino Espírito, construirmos no coração dos Seminários e Institutos, uma mentalidade viva e ardente direcionada a missão sem-fronteiras, tornando a Igreja no Brasil cada vez mais missionária.



Em Cristo Jesus



Os participantes do I Congresso Missionário Nacional de Seminaristas

sábado, 10 de julho de 2010

1º CONGRESSO MISSIONÁRIO NACIONAL DE SEMINARISTAS


Durante a conferência que proferiu no 1º Congresso Missionário de Seminaristas, ontem, 9, em Brasília, o padre Almir Magalhães apontou o que chamou “armadilhas que bloqueiam a dimensão missionária”. Ele fez a conferência do dia sobre a formação intelectual dos futuros padres para uma missão sem fronteiras.


“Identifico estas outras armadilhas ou situações, sempre relacionando-as com o tema desta reflexão: a armadilha do individualismo, da secularização, do atual estilo religioso da sociedade pós-moderna, da sociedade da comunicação e do espetáculo”.

Segundo o conferencista, a armadilha do “fechamento em si mesmo” está ligada ao “exacerbado individualismo da sociedade moderna e pós-moderna”, transbordando para o cotidiano dos Agentes de Pastoral, formando o individualismo grupal. “Cada movimento, grupo, pastoral e comunidades se tornaram tarefeiros, cumpridores de tarefas. Fecham-se no seu pequeno mundo, não olham para o lado e o pior, às vezes se tornam competitivos”, disse.

Sobre a secularização, padre Almir diz que ela só é problema quando leva para o secularismo “que concebe a organização da vida sem Deus, sem religião”. “O desafio aqui é como criar uma consciência pastoral-missionária numa sociedade que se constrói sem Deus”, destaca.

Em relação à religiosidade na pós-modernidade, padre Almir alerta para o risco de uma religião e uma Igreja light, como conseqüência de um estilo hegemônico que atrai as novas gerações. “A formação tanto no seminário como acadêmica, tem se evidenciado impotente para reverter este quadro”, adverte o conferencista.

“O tema da religiosidade acaba assimilando uma das características da sociedade atual que se transformou na sociedade do espetáculo e que acaba por exercer uma grande atração e fascínio sobre as pessoas”, completa.

Padre Almir insiste que é preciso colocar a formação intelectual dos seminaristas no centro das atenções, “não como uma expressão que leve à vaidade, mas que nos qualifique para uma compreensão e prática missionária, tanto na configuração eclesial básica que é a Paróquia, como também numa compreensão universal, além fronteiras”.

“Os estudos filosóficos e teológicos tenham um claro direcionamento pastoral e missionário por se destinarem à formação dos pastores do Povo de Deus”, disse, citando o documento da CNBB sobre a formação dos seminaristas.

O Congresso Missionário prossegue hoje com testemunhos e com a conferência sobre a formação pastoral-missionária dos seminaristas. A palestra será proferida pelo missiólogo, padre Paulo Suess

quinta-feira, 8 de julho de 2010

1º CONGRESSO MISSIONÁRIO NACIONAL DE SEMINARISTAS


A espiritualidade do missionário foi o tema estudado hoje, 7, no Congresso Missionário de Seminaristas, que acontece, desde domingo, 4, em Brasília. O padre Joachim Andrade, indiano radicado no Brasil há 18 anos e provincial dos padres do Verbo Divino, no Paraná, fez a conferência sobre o tema.


Segundo o conferencista, é necessário dar mais destaque ao ser do que ao fazer do padre. “A nossa formação deve oferecer as possibilidades aos candidatos de terem uma experiência direta de Deus. O fazer do sacerdote é mais destacado ao longo da formação do que o ser do sacerdote”, disse.

Padre Joachim disse, ainda, que a espiritualidade de cada um é aprendida com os pais, na Igreja, na escola , mas que isso está desaparecendo na medida em que a pessoa vai se deslocando. “Isso deve ser recuperado”, defendeu.

Ele chamou a atenção, também, para a necessidade de uma espiritualidade inculturada do missionário. “Ao nos aproximarmos de outro povo, outra cultura e outra religião, nosso primeiro dever é tirar os sapatos, pois o lugar do qual estamos nos aproximando é sagrado. Caso contrário, podemos nos descobrir pisando no sonho de outra pessoa. Mais sério ainda: podemos esquecer que Deus estava lá antes que chegássemos”.

De acordo com o padre Joachim, a espiritualidade deve ser movida pela capacidade da pessoa de ouvir, ver e ser fiel. “A fidelidade não está em recusar a mudança, mas em fazer todas as mudanças necessárias para trazer de volta os ideais a partir dos quais operamos. Fidelidade não é a estabilidade do lugar, mas do coração”, acentuou.

A conversão foi outro aspecto ressaltado pelo conferencista como necessário para uma espiritualidade missionária. “Na mudança do paradigma da missão, a conversão pessoal do formando ou do missionário deve ser valorizada ao longo da caminhada”.


Ele aponta quatro conversões fundamentais: do ativismo à contemplação; do individualismo à colaboração; da conquista ao diálogo e evangelizar e ser evangelizado. “Evangelizar e ser evangelizado apresenta um quadro em que o missionário deve ir para a missão com meia mala para que seja preenchida com os elementos de outra cultura. Ir para a missão com a mala chei” pode trazer riscos para a atividade missionária”, concluiu.

1º CONGRESSO MISSIONÁRIO NACIONAL DE SEMINARISTAS


O provincial dos verbitas no Paraná, padre Joachim Andrade, é o conferencista do desta quarta-feira, 7, no Congresso Missionário de Seminaristas, realizado por Comissões e Organismos vinculados à CNBB. O padre, que é indiano, falará sobre a dimensão espiritual na formação dos padres para uma missão sem fronteiras.


O Congresso é realizado em Brasília e conta com a participação 160 pessoas, sendo 140 seminaristas, 10 padres que trabalham em seminários, além da equipe organizadora.

O bispo de São Raimundo Nonato (PI), dom Pedro Brito, orientou a oração que abriu os trabalhos na manhã de hoje. O bispo lembrou que o protagonista da missão é o Espírito Santo.

“Fazemos missão e acertamos mais, quando estamos guiados pelo Espírito Santo”, disse dom Pedro.

Testemunhos

Têm chamado atenção no Congresso os painéis de testemunhos que antecedem as conferências. Ontem, contaram sua experiência missionária o padre Gervásio Queiroga, da diocese de Quixadá (CE); padre João Bortoloci, missionário xaveriano, que ficou dez anos em Moçambique, atualmente em Hortolândia (SP) e o seminarista Adelson Clemente, da arquidiocese de Mariana (MG).

Os testemunhos hoje foram dados pelo padre Ubajara Paz de Figueiredo, professor no seminário da arquidiocese de Campo Grande (MS); padre José Marcelino Filho, da diocese de Itabira-Coronel Fabriciano (MG) e do seminarista da arquidiocese de Brasília, Fabrício Araújo dos Santos.

1º CONGRESSO MISSIONÁRIO NACIONAL DE SEMINARISTAS


O missionário canadense, padre Guy Labonté, radicado no Brasil há vários anos, disse que os seminaristas que se preparam para ser padres precisam assumir a vida de comunidade. “Assumir as exigências da vida comunitária é indispensável para os candidatos ao sacerdócio”, disse o missionário, ex-secretário do Centro Cultural Missionário da CNBB e, atualmente, atuando em Manaus (AM).


Padre Guy foi o conferencista desta terça-feira, 6, no 1º Congresso Missionário Nacional de Seminarista, que começou domingo, 4, no Seminário Nossa Senhora de Fátima, da Arquidiocese de Brasília, na capital federal. O evento reúne 160 seminaristas de todo o Brasil, além de formadores.

Promovido pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM) e Centro Cultural Missionário (CCM), juntamente com as Comissões da CNBB para os Ministérios Ordenados e para a Animação Missionária, o Congresso reflete sobre a formação missionária dos seminaristas.

Padre Guy discorreu sobre a formação do padre em sua preparação para a vida de comunidade. “O sentido da vida e da missão do presbítero é determinado pela qualidade e profundidade da sua experiência de comunhão”, disse.

Segundo o missionário, a experiência de vida em comunidade deve ser aprofundada no presbitério (conjunto dos padres que pertencem a uma diocese) “para reavivar sempre no coração do presbítero a razão de sua consagração e lhe oferecer o suporte afetivo para o árduo e, muitas vezes, solitário, serviço pastoral”.



De acordo com padre Guy, a vida em comunidade traz muitos benefícios para as pessoas. “A comunidade é espaço de crescimento e amadurecimento humano-afetivo; de fraternidade; de diálogo; de respeito às diferenças”, destaca.



“O seminarista deve cultivar a capacidade de conviver e integrar-se em comunidade; assumir responsabilidades; trabalhar em equipe; ser solidário; valorizar o trabalho do outro e escutar atentamente o outro”, recorda padre Guy.



Lembrando a vocação missionária dos seminaristas, padre Guy enumera quatro atitudes que devem marcar a vida do futuro padre. “Estar alegremente disponível a serviço da missão que a Igreja lhe confiar; ter a certeza de que se consagra para a missão para a construção do Reino do Senhor; aceitar os vários carismas dentro da comunidade presbiteral e saber relacionar-se com as pessoas”, aponta.

O Congresso prossegue até sábado, 10. Na tarde de hoje, os participantes trabalham em grupo o tema refletido pela manhã. Na quarta-feira, 7, o indiano padre Joachim Andrade faz a conferência do dia que traz como tema a dimensão espiritual na formação dos seminaristas.

terça-feira, 6 de julho de 2010

1º CONGRESSO MISSIONÁRIO NACIONAL DE SEMINARISTAS

A dimensão humano-afetiva na formação dos futuros padres, numa perspectiva missionária, foi debatida hoje, 5, no 1º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas, em Brasília. O tema foi apresentado pela irmã Maria de Fátima, que é psicóloga e trabalha na formação de seminaristas.


A religiosa ressaltou a necessidade de um profissional em psicologia na equipe de formadores dos seminaristas e mostrou a importância da maturidade afetiva de quem quer ser padre. Segundo a irmã Maria de Fátima, incapacidade de sair de si, insegurança emocional, incapacidade de renúncia e de austeridade, são alguns dos sinais de imaturidade afetiva.

Dimensão Comunitária



O debate prossegue amanhã, às 10h30, com o padre Guy Labonté. Ele vai discorrer sobre a dimensão comunitária da formação presbiteral. Em seguida, os participantes discutem o tema em grupo, como ocorreu hoje após a conferência da irmã Maria de Fátima. O plenário será à noite.

Antes da conferência, haverá um painel com testemunhos de um missionário, de um seminarista e de um formador. Uma das propostas do evento é dar a palavra aos próprios seminaristas. “Este Congresso é de seminaristas e não para os seminaristas, por isso dá a palavras a ele”, disse o O secretário da Pontifícia União Missionária no Brasil, padre Sávio Corinaldesi, na abertura do evento.


Nos próximos dias, os participantes vão discutir ainda as dimensões espiritual, intelectual e pastoral da formação presbiteral. Todas estas dimensões constam das diretrizes da formação presbiteral, documento da CNBB que estabelece, entre outras coisas, o conteúdo da formação dos futuros padres. O Congresso estuda estas dimensões com os seminaristas na perspectiva missionária.


As atividades desta segunda-feira terminaram com missa presidida pelo bispo de Santarém (PR), dom Esmeraldo Barreto de Farias, que é presidente da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, um dos organismos responsáveis pelo Congresso.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

ENCONTRO NACIONAL DE PSICÓLOGOS, PSICOPEDAGOGOS E FORMADORES.

São Paulo, 05 a 09 de julho de 2010

Começa hoje com o jantar e vai até a próxima sexta-feira com almoço o VI ENCONTRO NACIONAL DE PSICÓLOGOS, PSICOPEDAGOGOS E FORMADORES.


Da nossa diocese estarão participando o Pe. Juarês e a Dra. Isaura, ambos fazem parte da Equipe de Pastoral Vocacional.

“Jesus, ele mesmo, é o grande modelo para a formação humana dos presbíteros. Pois, ele formou pessoalmente seus apóstolos e discípulos (DAp 276). E ele oferece o método: “Vinde e vede” (Jo 1,39); “Eu sou o caminho, a verdade e a vida” (Jo 14,6); “Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me!” (Mc 8,34). A fonte primeira da formação humana dos presbíteros consiste em reconhecer-se amado e chamado pelo Senhor e, assim, aceitar o desafio de segui-lo e imitá-lo (Mc 1,14; Mt 9,9)...“Sem uma oportuna formação humana, toda a formação presbiteral ficaria privada do seu fundamento” (PDV 43). Constituindo, então, a base mais profunda e essencial de toda maturação humana, o processo de formação humano-afetiva tem como grande meta levar o formando a tornar-se uma pessoa voluntariamente oblativa por meio da superação de amarras egoísticas e do aprendizado de amar segundo o modelo de Jesus” (255 Novas Diretrizes).

“É tarefa da Equipe de Formadores ajudar cada um a discernir não só se é chamado por Deus, mas se tem condições psicológicas para assumir o que o presbiterado supõe como base humana” (DBFP, n. 120). O VI Encontro Nacional de Psicólogos(as), Psicopedagogos(as) e Formadores, tem como tema: Novas Diretrizes: Desafios, luzes e esperanças do processo formativo da Igreja no Brasil.

05 a 09 de julho de 2010 (começando com jantar e terminando com almoço).

Local: Centro Pastoral Santa Fé – SP-Via Anhangüera, Km 25,5 – Fone: (11) 3916-6200Objetivo: Levar os profissionais a conhecer as novas Diretrizes da Formação Presbiteral da Igreja no Brasil; ampliar novos horizontes e buscar caminhos ágeis, flexíveis e viáveis a partir da prática dos profissionais e formadores que favoreçam boa aplicabilidade das mesmas no processo formativo.

Assessor: Pe. DALTON BARROS (Missionário Redentorista; Psicopedagogo; Especializado em Louvain ( Belgica) com dois Mestrados: Ciências familiares e sexologicas (área Psicologia Social); Ciência das Religiões( Psicologia da Religião, Ética). Psicoterapeuta).

Pedimos as orações de todos para o bom êxito desse encontro.

1º CONGRESSO MISSIONÁRIO NACIONAL DE SEMINARISTAS

O secretário geral da Pontifícia União Missionária, padre Vito Del Prate, disse hoje, 5, que a evangelização exige que a Igreja seja pobre e simples. A afirmação foi feita para 160 seminaristas e alguns formadores que participam do 1º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas, que começou ontem na capital federal.


“A evangelização deve tornar-se para nós uma hermenêutica da vida. Uma Igreja poderosa, rica, não permite que o Cristo transpareça. É necessário que a Igreja seja pobre e simples a fim de que ela possa deixar resplandecer a luz de Cristo no meio dos povos’, disse padre Del Prete, que fez a primeira Conferência do Congresso.

O secretário, que veio de Roma especialmente par ao evento, destacou o papel missionário da Igreja do Brasil na América Latina. “A Igreja que está no Brasil é o motor das inovações, da vitalidade e da missão no meio dos países da América Latina”, disse.

Padre Del Prete acentuou, ainda, a reflexão teológica que é produzida no Brasil. “Toda reflexão teológica que aparece sob o nome de teologia da libertação, e a conseqüente práxis pastoral, que se difundiu especialmente nas Igrejas jovens da África e da Ásia, nasceram no Brasil por uma paixão, que não hesito denominar missionária”.



Segundo o secretário, a Igreja do Brasil transformou os seus métodos pastorais e a sua reflexão de fé, “através de um intenso processo de inculturação, de leitura da história, de conscientização, de escolhas pastorais e de novos instrumentos catequéticos”.

Padre Del Prete recordou aos seminaristas que a missão implica a sensibilização dos novos fiéis às necessidades dos outros, a abertura dos seus olhos e dos seus corações ao reconhecimento da injustiça, do sofrimento, da opressão e da situação dos marginalizados e das pessoas abandonadas.

“Os cristãos encontram sua verdadeira identidade quando são empenhados na missão, na transmissão aos outros de um novo estilo de vida e de uma renovada interpretação da realidade e de Deus, e no compromisso em prol da libertação e da salvação dos outros”, acentuou o secretário.
O padre alerta para a necessidade de preparar os futuros padres para a tarefa missionária, “caso contrário sua vontade de transmitir o Evangelho de Deus aos povos permanecerá apenas um desejo”. Segundo o padre, o ministério ordenado tem uma conseqüente responsabilidade missionária.

O 1º Congresso Missionário de Seminaristas prossegue até sábado, 10. Organizado pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM), Centro Cultural Missionário (CCM) e pelas Comissões para Animação Missionária e para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, ambas da CNBB, o Congresso debate “a formação presbiteral para uma missão sem fronteiras”.

1º CONGRESSO MISSIONÁRIO NACIONAL DE SEMINARISTAS

O secretário geral da Pontifícia União Missionária, padre Vito Del Prete, veio de Roma especialmente para participar do 1º Congresso Missionário para Seminaristas, que começou na noite de hoje em Brasília. Na abertura do evento, no Seminário da arquidiocese de Brasília, na capital federal, o secretário exortou os padres a assumirem mais a missão.


Segundo padre Vito, a Pontifícia União Missionária tem a finalidade de animar e formar missionariamente bispos, padres, seminaristas, religiosos e religiosas.

“Se mobilizarmos o clero para a causa missionária, toda a Igreja será tornará missionária”, disse o secretário. “Este é o objetivo deste primeiro Congresso que, espero, não seja o último”, acrescentou.

Padre Vito destacou a Igreja no Brasil como “motor da revitalização da missão na América Latina”. Ele disse que o Congresso deve colocar “novamente em movimento a participação na missão universal”.

A abertura oficial do Congresso, feita pelo secretário da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa, ocorreu no auditório do Seminário, por volta das 20h45, após a missa que o próprio dom Dimas presidiu. Participam do encontro 160 seminaristas de todo o país, além de três bispos e alguns padres que trabalham na formação dos seminaristas.

O assessor da Comissão Episcopal para Animação Missionária da CNBB, padre José Altevir, leu uma mensagem do presidente da Comissão, dom Sérgio Castriani, que não pode vir ao Congresso.

“Tenho certeza de que os dias que vocês viverão em Brasília marcarão de forma intensa a sua caminhada formativa e, no caso dos formadores, a perspectiva do serviço que vocês prestam”, diz a mensagem. “Toda a Igreja do Brasil espera dos seus atuais e futuros padres, que sejam verdadeiros missionários, generosos, criativos e dispostos a partir no seguimento de Jesus”.

O secretário da Pontifícia União Missionária no Brasil, padre Savio Corinaldesi, ressaltou que o Congresso “é de e não para seminaristas”, “por isso dará a palavra aos seminaristas”. Uma das metas do Congresso, segundo padre Sávio, será a organização, nos seminários, de Conselhos Missionários.

“No Documento de Aparecida se diz que falta espírito missionário aos padres. Temos que reagir para que, quando os bispos se reunirem não digam isso de novo”, disse padre Sávio sob os aplausos da platéia. “Nossa vontade é que, na Igreja do Brasil, os padres e os seminaristas tenham espírito missionário”, completou.

1º CONGRESSO MISSIONÁRIO NACIONAL DE SEMINARISTAS

Na missa de abertura do 1º Congresso Missionário Nacional para Seminaristas, o secretário geral da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa, exortou os seminaristas a assumirem a missão com a mesma fidelidade e coragem dos apóstolos Pedro e Paulo. A celebração começou às 19h deste domingo, 4, na capela do Seminário Maior Nossa Senhora de Fátima, da arquidiocese de Brasília, sede do evento.


O Congresso reúne 160 seminaristas de todo o Brasil, além de alguns formadores. Organizado pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM), Centro Cultura Missionário (CCM) e pelas Comissões para Animação Missionária e para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, ambas da CNBB, o encontro prossegue até sábado, 11, e vai debater a formação missionária dos futuros padres.

“Na festa dos apóstolos Pedro e Paulo, queremos pedir fidelidade a Jesus Cristo, a partir de um encontro pessoal com o Ressuscitado e coragem para estarmos disponíveis ao testemunho”, disse dom Dimas.

O secretário ressaltou as diferenças dos dois apóstolos, mas destacam que ambos tinham em comum o ardor missionário. “Somos chamados a testemunhar a mesma fé ensinada por estes dois apóstolos”, acrescentou.

Segundo dom Dimas, os cristãos fazem parte da missão “que brota da Trindade”. Para ele, é preciso muito cuidado na inculturação exigida pela missão. “A missão é chamado de Deus. É preciso cuidado com os ‘achismos’ no processo de inculturação que não é fácil. A pressa na inculturação pode fazer do missionário uma pedra de tropeço”, alertou.


Confira a programação:

Domingo – 4 de julho de 2010

• 08h00 – 14h00: Para quem chega antes do almoço credenciamento será realizado no Centro Cultural Missionário (CCM) – SGAN 905 C, Asa Norte (tel. 3274.3009). Ônibus levarão os participantes para as casas de hospedagem depois do almoço.

• 14h00 – 17h30: Para quem chega depois do almoço, credenciamento será realizado no local do Congresso, no Seminário Arquidiocesano de Brasília, SHIS QI 17 – AE – Lago Sul (tel. 3366.9900).

• 17h30 – 18h00: Translado e chegada ao local do Congresso para quem se encontra nas casas de hospedagem.

• 18h00 – 19h00: Janta

• 19h00 – 20h00: Missa de abertura – Presidida por Dom Dimas Lara Barbosa, Secretário Geral da CNBB.

• 20h00 – 21h00: Sessão de abertura

• 21h00 – 21h30: Saída para as residências

Segunda feira – 5 de julho de 2010

• 07h00 – 07h30: Chegada ao local do congresso

• 7h30 – 08h15: Café da manhã

• 08h15 – 9h00: Laudes

• 9h00 – 10h00: Conferência de abertura: Fundamentos bíblico-teológicos para a formação missionária dos futuros presbíteros – Pe. Vito Del Prete, PIME, Secretário Geral da Pontifícia União Missionária.

• 10h00 – 10h30: Intervalo

• 10h30 – 12h30: Conferência e debate: A dimensão humano-afetiva da formação presbiteral para uma missão sem fronteiras – Ir. Maria de Fátima Morais, IASCJ

• 12h30 – 13h30: Almoço

• 13h30 – 14h00: Animação com vídeo-testemunho missionário

• 14h00 – 15h30: Mutirões de reflexão

• 15h30 – 16h00: Intervalo

• 16h00 – 17h30: Plenário e conclusão

• 17h30 – 18h00: Intervalo

• 18h00 – 19h00: Missa com vésperas presidida por Dom Esmeraldo Barreto de Farias, bispo de Santarém, PA, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados.

• 19h00 – 20h00: Janta

• 20h00 – 20h30: Intervalo

• 20h30 – 21h30: Oração do Terço Missionário

• 21h30 – 22h00: Saída para as residências


sábado, 3 de julho de 2010

1º CONGRESSO MISSIONÁRIO NACIONAL DE SEMINARISTAS

Neste domingo os seminaristas Everton do seminário São José e Mauro do seminário Nossa Senhora Aparecida estarão viajando para Brasília onde participarão do PRIMEIRO CONGRESSO MISSIONÁRIO NACIONAL DE SEMINARISTAS. Lá eles encontrarão colegas do Brasil inteiro representando as suas dioceses. Durante o encontro eles trocarão experiências e terão uma formação que os leve a um despertar missionário. Acompanhemos com as nossas orações para que o Espírito santo coloque no coração dos seminaristas o interesse sempre maior pela missão.