quinta-feira, 8 de julho de 2010

1º CONGRESSO MISSIONÁRIO NACIONAL DE SEMINARISTAS


O missionário canadense, padre Guy Labonté, radicado no Brasil há vários anos, disse que os seminaristas que se preparam para ser padres precisam assumir a vida de comunidade. “Assumir as exigências da vida comunitária é indispensável para os candidatos ao sacerdócio”, disse o missionário, ex-secretário do Centro Cultural Missionário da CNBB e, atualmente, atuando em Manaus (AM).


Padre Guy foi o conferencista desta terça-feira, 6, no 1º Congresso Missionário Nacional de Seminarista, que começou domingo, 4, no Seminário Nossa Senhora de Fátima, da Arquidiocese de Brasília, na capital federal. O evento reúne 160 seminaristas de todo o Brasil, além de formadores.

Promovido pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM) e Centro Cultural Missionário (CCM), juntamente com as Comissões da CNBB para os Ministérios Ordenados e para a Animação Missionária, o Congresso reflete sobre a formação missionária dos seminaristas.

Padre Guy discorreu sobre a formação do padre em sua preparação para a vida de comunidade. “O sentido da vida e da missão do presbítero é determinado pela qualidade e profundidade da sua experiência de comunhão”, disse.

Segundo o missionário, a experiência de vida em comunidade deve ser aprofundada no presbitério (conjunto dos padres que pertencem a uma diocese) “para reavivar sempre no coração do presbítero a razão de sua consagração e lhe oferecer o suporte afetivo para o árduo e, muitas vezes, solitário, serviço pastoral”.



De acordo com padre Guy, a vida em comunidade traz muitos benefícios para as pessoas. “A comunidade é espaço de crescimento e amadurecimento humano-afetivo; de fraternidade; de diálogo; de respeito às diferenças”, destaca.



“O seminarista deve cultivar a capacidade de conviver e integrar-se em comunidade; assumir responsabilidades; trabalhar em equipe; ser solidário; valorizar o trabalho do outro e escutar atentamente o outro”, recorda padre Guy.



Lembrando a vocação missionária dos seminaristas, padre Guy enumera quatro atitudes que devem marcar a vida do futuro padre. “Estar alegremente disponível a serviço da missão que a Igreja lhe confiar; ter a certeza de que se consagra para a missão para a construção do Reino do Senhor; aceitar os vários carismas dentro da comunidade presbiteral e saber relacionar-se com as pessoas”, aponta.

O Congresso prossegue até sábado, 10. Na tarde de hoje, os participantes trabalham em grupo o tema refletido pela manhã. Na quarta-feira, 7, o indiano padre Joachim Andrade faz a conferência do dia que traz como tema a dimensão espiritual na formação dos seminaristas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário