segunda-feira, 26 de julho de 2010

Pastoral Vocacional

Caros irmãos no presbitério, Caros coordenadores de pastoral, Caras secretárias paroquiais e caros coordenadores das equipes de liturgia das nossas Comunidades.


Paz e Bem!

“A messe é grande e poucos são os operários, peçam, pois ao dono da messe que envie operários para a messe.” Atendendo ao apelo do próprio Jesus, a Igreja convida os seus fieis a rezarem constantemente pelas vocações, sobretudo e de modo especial durante o mês de Agosto que é o Mês Vocacional.

O mês vocacional tem sua origem logo após o Concílio Vaticano II. Com o objetivo de despertar a consciência das comunidades para a co-responsabilidade, num período de crise das vocações de especial consagração. Em 1970 surgia a primeira experiência do mês vocacional no Brasil. Esta iniciativa deu certo e, em 1981, a Assembléia Geral da CNBB instituiu o mês de agosto como mês vocacional para todo o Brasil. Nos primeiros anos ainda se rezava quase que exclusivamente pelas vocações sacerdotais, depois foi se criando a consciência de que todas as vocações mereciam o mesmo valor e assim o mês vocacional foi sendo reorganizado e as demais vocações foram tendo também o seu espaço. Neste ano as orações estarão assim distribuídas:

1º domingo, dia 01 : Vocação aos Ministérios Ordenados


2º domingo, dia 08 : Vocação Matrimonial


3º domingo, dia 15: Vocação à Vida Consagrada


4º domingo, dia 22: Vocação aos Ministérios não Ordenados


5º domingo, dia 29: Vocação ao Ministério do Catequista.

Para cada domingo preparamos orações vocações vocacionais e preces para serem rezadas em todas as Celebrações em todas as comunidades.

Lembramos encarecidamente que no dia 1º teremos a abertura do Mês vocacional as 15 horas na Catedral, quando acontecerá também as ordenações Diaconais dos nossos irmãos: Denis, José Marcos, Luiz Antônio e Juan. Pedimos aos irmãos que façam um esforço para participarem.

Também lembramos a respeito do dia 15. Sabemos que nesse dia teremos a Romaria para aparecida, mas não podemos esquecer que é o dia das vocações à vida Consagrada, por isso em todas as missas elas devem ser mencionadas Na nossa diocese já é comum que o último domingo do mês de Agosto é feito a coleta para os seminários. Queremos agradecer a todas as paróquias que no anos anteriores foram generosas repassando para os seminários aquilo que os fieis apresentaram. E pedimos que no domingo dia 22 sejam entregues os envelopes para que no domingo seguinte os fieis tragam de volta com as suas ofertas. As mesmas vão para a conta única dos seminários e depois são repassadas aos seminários na medida que se faça necessário.

Tanto o Conjunto de orações como os envelopes estão disponíveis para serem retirados na cúria. Podem pegar com o Sr. Armando e ou com o Sr. Aparecido

Calculamos um número de cem unidades das orações para cada paróquia, e na media que for necessário a própria paróquia se encarrega de multiplicá-los. Quanto aos envelopes , tem um bom número na cúria podendo cada paróquia retirar , se for necessário atém mil envelopes.

SOMOS TRÊS CASAS DE FORMAÇÃO:


São José em Itapecerica com 10 alunos / Nossa Senhora Aparecida em Taboão com 22 alunos e Sagrada Familia em Campo Limpo com 11 alunos propedêutas,, somamos assim um número de 44 alunos seminaristas.


Contamos com a vossa generosidade e colaboração.


Dom Luiz Guedes        Pe. Lídionor Sampaio          Pe. Alexandre Matias           Pe. Juarês Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário