segunda-feira, 5 de julho de 2010

ENCONTRO NACIONAL DE PSICÓLOGOS, PSICOPEDAGOGOS E FORMADORES.

São Paulo, 05 a 09 de julho de 2010

Começa hoje com o jantar e vai até a próxima sexta-feira com almoço o VI ENCONTRO NACIONAL DE PSICÓLOGOS, PSICOPEDAGOGOS E FORMADORES.


Da nossa diocese estarão participando o Pe. Juarês e a Dra. Isaura, ambos fazem parte da Equipe de Pastoral Vocacional.

“Jesus, ele mesmo, é o grande modelo para a formação humana dos presbíteros. Pois, ele formou pessoalmente seus apóstolos e discípulos (DAp 276). E ele oferece o método: “Vinde e vede” (Jo 1,39); “Eu sou o caminho, a verdade e a vida” (Jo 14,6); “Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me!” (Mc 8,34). A fonte primeira da formação humana dos presbíteros consiste em reconhecer-se amado e chamado pelo Senhor e, assim, aceitar o desafio de segui-lo e imitá-lo (Mc 1,14; Mt 9,9)...“Sem uma oportuna formação humana, toda a formação presbiteral ficaria privada do seu fundamento” (PDV 43). Constituindo, então, a base mais profunda e essencial de toda maturação humana, o processo de formação humano-afetiva tem como grande meta levar o formando a tornar-se uma pessoa voluntariamente oblativa por meio da superação de amarras egoísticas e do aprendizado de amar segundo o modelo de Jesus” (255 Novas Diretrizes).

“É tarefa da Equipe de Formadores ajudar cada um a discernir não só se é chamado por Deus, mas se tem condições psicológicas para assumir o que o presbiterado supõe como base humana” (DBFP, n. 120). O VI Encontro Nacional de Psicólogos(as), Psicopedagogos(as) e Formadores, tem como tema: Novas Diretrizes: Desafios, luzes e esperanças do processo formativo da Igreja no Brasil.

05 a 09 de julho de 2010 (começando com jantar e terminando com almoço).

Local: Centro Pastoral Santa Fé – SP-Via Anhangüera, Km 25,5 – Fone: (11) 3916-6200Objetivo: Levar os profissionais a conhecer as novas Diretrizes da Formação Presbiteral da Igreja no Brasil; ampliar novos horizontes e buscar caminhos ágeis, flexíveis e viáveis a partir da prática dos profissionais e formadores que favoreçam boa aplicabilidade das mesmas no processo formativo.

Assessor: Pe. DALTON BARROS (Missionário Redentorista; Psicopedagogo; Especializado em Louvain ( Belgica) com dois Mestrados: Ciências familiares e sexologicas (área Psicologia Social); Ciência das Religiões( Psicologia da Religião, Ética). Psicoterapeuta).

Pedimos as orações de todos para o bom êxito desse encontro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário