terça-feira, 6 de julho de 2010

1º CONGRESSO MISSIONÁRIO NACIONAL DE SEMINARISTAS

A dimensão humano-afetiva na formação dos futuros padres, numa perspectiva missionária, foi debatida hoje, 5, no 1º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas, em Brasília. O tema foi apresentado pela irmã Maria de Fátima, que é psicóloga e trabalha na formação de seminaristas.


A religiosa ressaltou a necessidade de um profissional em psicologia na equipe de formadores dos seminaristas e mostrou a importância da maturidade afetiva de quem quer ser padre. Segundo a irmã Maria de Fátima, incapacidade de sair de si, insegurança emocional, incapacidade de renúncia e de austeridade, são alguns dos sinais de imaturidade afetiva.

Dimensão Comunitária



O debate prossegue amanhã, às 10h30, com o padre Guy Labonté. Ele vai discorrer sobre a dimensão comunitária da formação presbiteral. Em seguida, os participantes discutem o tema em grupo, como ocorreu hoje após a conferência da irmã Maria de Fátima. O plenário será à noite.

Antes da conferência, haverá um painel com testemunhos de um missionário, de um seminarista e de um formador. Uma das propostas do evento é dar a palavra aos próprios seminaristas. “Este Congresso é de seminaristas e não para os seminaristas, por isso dá a palavras a ele”, disse o O secretário da Pontifícia União Missionária no Brasil, padre Sávio Corinaldesi, na abertura do evento.


Nos próximos dias, os participantes vão discutir ainda as dimensões espiritual, intelectual e pastoral da formação presbiteral. Todas estas dimensões constam das diretrizes da formação presbiteral, documento da CNBB que estabelece, entre outras coisas, o conteúdo da formação dos futuros padres. O Congresso estuda estas dimensões com os seminaristas na perspectiva missionária.


As atividades desta segunda-feira terminaram com missa presidida pelo bispo de Santarém (PR), dom Esmeraldo Barreto de Farias, que é presidente da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, um dos organismos responsáveis pelo Congresso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário