quinta-feira, 8 de julho de 2010

1º CONGRESSO MISSIONÁRIO NACIONAL DE SEMINARISTAS


O provincial dos verbitas no Paraná, padre Joachim Andrade, é o conferencista do desta quarta-feira, 7, no Congresso Missionário de Seminaristas, realizado por Comissões e Organismos vinculados à CNBB. O padre, que é indiano, falará sobre a dimensão espiritual na formação dos padres para uma missão sem fronteiras.


O Congresso é realizado em Brasília e conta com a participação 160 pessoas, sendo 140 seminaristas, 10 padres que trabalham em seminários, além da equipe organizadora.

O bispo de São Raimundo Nonato (PI), dom Pedro Brito, orientou a oração que abriu os trabalhos na manhã de hoje. O bispo lembrou que o protagonista da missão é o Espírito Santo.

“Fazemos missão e acertamos mais, quando estamos guiados pelo Espírito Santo”, disse dom Pedro.

Testemunhos

Têm chamado atenção no Congresso os painéis de testemunhos que antecedem as conferências. Ontem, contaram sua experiência missionária o padre Gervásio Queiroga, da diocese de Quixadá (CE); padre João Bortoloci, missionário xaveriano, que ficou dez anos em Moçambique, atualmente em Hortolândia (SP) e o seminarista Adelson Clemente, da arquidiocese de Mariana (MG).

Os testemunhos hoje foram dados pelo padre Ubajara Paz de Figueiredo, professor no seminário da arquidiocese de Campo Grande (MS); padre José Marcelino Filho, da diocese de Itabira-Coronel Fabriciano (MG) e do seminarista da arquidiocese de Brasília, Fabrício Araújo dos Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário