segunda-feira, 26 de julho de 2010

Pastoral Vocacional

AGOSTO, MÊS VOCACIONAL.


O mês vocacional tem sua origem logo após o Concílio Vaticano II. Com o objetivo de despertar a consciência das comunidades para a co-responsabilidade, num período de crise das vocações de especial consagração. Em 1970 surgia a primeira experiência do mês vocacional no Brasil. Esta iniciativa deu certo e, em 1981, a Assembléia Geral da CNBB instituiu o mês de agosto como mês vocacional para todo o Brasil. Nos primeiros anos ainda se rezava quase que exclusivamente pelas vocações sacerdotais, depois foi se criando a consciência de que todas as vocações mereciam o mesmo valor e assim o mês vocacional foi sendo reorganizado e as demais vocações foram tendo também o seu espaço. Neste ano as orações estarão assim distribuídas:


1º domingo, dia 01: Vocação aos Ministérios Ordenados


2º domingo, dia 08: Vocação Matrimonial


3º domingo, dia 15: Vocação à Vida Consagrada


4º domingo, dia 22: Vocação aos Ministérios não Ordenados


5º domingo, dia 29: Vocação ao Ministério do Catequista.

Para cada domingo preparamos orações vocacionais e para serem rezadas em todas as Celebrações em todas as comunidades. “A messe é grande e poucos são os operários, peçam, pois ao dono da messe que envie operários para a messe.” Atendamos ao apelo do próprio Jesus, rezemos sempre pelas vocações, e de modo especial durante o mês de Agosto que é o Mês Vocacional.

Em nossa diocese convidamos os nossos fiéis a rezarem agradecendo a Deus pelas inúmeras vocações que Ele na sua misericórdia tem nos concedido.

Agradecemos a Deus pelo nosso irmão, o Diac. Douglas que no último dia 16, festa de Nossa Senhora do Carmo, recebeu pelas mãos de Dom Luiz o II grau do sacramento da ordem, ou seja, o presbiterato. Como dizemos no rito da ordenação: Com auxílio de Deus e de Jesus Cristo, nosso salvador escolheu este nosso irmão para a ordem do presbiterato, e todo o povo deus presente reponde com alegria “damos graças a Deus. Douglas agora é padre Douglas e se junta aos outros 190 padres que juntos formam a nossa diocese de Campo Limpo. Pe. Douglas em nome da pastoral presbiteral seja bem vindo em nosso presbitério e rezamos para que tenha um ministério frutuoso.

Rendemos graças a Deus também pela nossa querida Irmã M. Cristiane de Carvalho que no dia 18 de julho fez a sua Consagração Perpétua. Esta celebração aconteceu no dia 18/07 na casa das Irmãs Franciscanas da Imaculada Conceição de Maria, de Bonlanden, no conhecido convento Maria Imaculada. A Ir. Cristiane junto com a Irmã Márcia pertencem à pastoral vocacional da nossa diocese.

Rendemos graças também pelos nossos quatros seminaristas. Os nossos irmãos: Denis, José Marcos, Luiz Antonio e Juan que agora foram aprovados para receberem o 1º grau do sacramento da ordem, o diaconato. Eles, agora diáconos estarão a serviço da Igreja e continuarão em suas respectivas paróquias, recebendo delas orientação, apoio, carinho e orientação dos padres que com carinho e amor os acolheram em suas paróquias.

Rendemos graças também pela Ir. Lucilene Antonia Caetano, da Congregação das Irmãs Franciscanas da Ação Pastoral que no dia 22/08 irá proferir os seus votos perpétuos, professando assim publicamente o seu desejo de viver plenamente na pobreza, na obediência e na castidade. Esta Celebração Será presidida por Nosso Bispo Dom Luiz Antonio Guedes, às 17 horas do dia 22/08 na Paróquia São Sebastião, no Jardim Mitsutani. A PV organizou para esta paróquia um trabalho de despertar vocacional para o mês inteiro.

Pela graça de Deus também 09 seminaristas foram aprovados e receberão os ministérios de leitor e Acólito. São eles: Derek , Everton, Fabiano, Igor, Gilberto, Gean Paulo, Pedro e Willian, todos estudantes do 4º ano de teologia, moram no Seminário São José e estudam no Instituto Matter Ecclesiae. E o Seminarista Vitor Luiz que também é aluno do 4° ano de teologia, mora no Seminário Nossa Senhora Aparecida e estuda na Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção. Fazemos votos de que eles aproveitem bem esse tempo de estudos que ainda terão e se preparem dignamente para que no tempo oportuno possam atingir o objetivo maior.

Por fim queremos agradecer aos Amigos dos Seminários, As paróquias e comunidades que nos ajudam com a alimentação, a todos aqueles que direta ou indiretamente colaboram com as vocações. A todo o povo de Deus da nossa diocese. Lembramos que no dia 29 de agosto será o dia da coleta para os seminários, nesse dia as coletas feitas em todas as missas serão destinadas para a manutenção dos seminários, aproveite esta oportunidade e manifeste a sua gratidão com a sua generosidade.

A todos muito obrigado e que Deus lhes pague.

Nenhum comentário:

Postar um comentário