quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Curso de Lectio Divina

Entre os dias 04 e 08 de julho de 2011, no Centro Redentorista de Espiritualidade (CERESP) – Seminário Santo Afonso – em Aparecida, foi realizado o Curso de Lectio Divina – Nível II, promovido pela OSIB (Organização dos Seminários e Institutos do Brasil). O curso foi destinado aos seminaristas, tanto estudantes da Filosofia como da Teologia, e contou com a participação de cerca de 60 seminaristas de diversas dioceses e congregações religiosas do Brasil. O curso foi ministrado pelo padre Fidel Oñoro, cjm, sacerdote eudista e diretor do CEBIPAL (Centro Bíblico Pastoral para a América Latina) do CELAM.


Iniciamos no dia 04 com uma fraternal acolhida e uma reflexão sobre a nossa relação com Jesus, uma vez que a lectio divina não se trata somente de um método, mas de um caminho que percorremos para aprofundar nossa relação com Cristo. Após essa introdução, desenvolvemos nosso curso com objetivos bem traçados: buscamos compreender as três fases do discipulado de Cristo – a saber: a vocação, a formação e a missão –, exercitamos a lectio divina com instrumentos novos que nos promovem a interação pessoal e comunitária e, com isso, aprendemos a caminhar juntos em Igreja.

Os temas foram a nós apresentados à luz da Exortação Apostólica Pós-sinodal Verbum Domini, de Sua Santidade Bento XVI, promulgada recentemente e muito rica em conteúdo. A partir dela, então, estudamos a Palavra de Deus como fonte de renovação da vida cristã, a vocação do discípulo de Cristo, sua formação e missão e o discipulado de Maria. Certamente, foram dias dedicados ao estudo desses temas salutares e fortificantes na caminhada vocacional de todos os seminaristas presentes.

Encerramos nossa semana de atividades com a missa presidida por D. Carmo João Rhoden, scj – bispo de Taubaté – no Santuário Nacional de Aparecida, pedindo a intercessão fiel de Nossa Senhora sobre as vidas de todos aqueles que ouvem e praticam a mensagem transmitida por seu Filho Jesus.

Dessa forma, revigorados e munidos pelo amor à Palavra, somos sempre chamados a ler, meditar, orar e contemplar essa mesma Palavra, de modo que nunca perdemos nada, mas sempre ficamos enriquecidos ao encontrá-La. Sendo assim, aprendemos que, pessoal e gradativamente, “a lectio divina vai escrevendo a nossa biografia espiritual, porém com a tinta do Espírito Santo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário