terça-feira, 7 de agosto de 2012

Retiro de Espiritualidade de Charles de Foucauld


“Devemos gritar o Evangelho com as nossas vidas”.
Charles de Foucauld

Entre os dias 09 e 13 de julho de 2012, na cidade de Goiás - GO (também conhecida como Goiás Velho), foi realizado um retiro voltado especialmente para seminaristas de 3º e 4º ano de Teologia tendo por base a espiritualidade de Charles de Foucauld. O retiro foi organizado e promovido pela Fraternidade Sacerdotal Jesus Cáritas, uma fraternidade composta por padres diocesanos que seguem a espiritualidade de Charles, o Irmão Carlos, como é chamado.


Ficamos no Mosteiro da Anunciação do Senhor, em Goiás. Um local muito propício para a realização do nosso retiro. Ao todo, éramos nove seminaristas participantes: Eduardo (Diocese de Joinville – SC), Willians (Diocese de Marília – SP), Valter (Diocese de Goiás – GO), Luiz (Arquidiocese de Porto Alegre – RS), Alef Miguel (Estigmatino), Ernane (Diocese de São Raimundo Nonato – PI), Ronivon (Diocese de São Raimundo Nonato – PI), Genivaldo (Diocese de São Raimundo Nonato – PI) e eu, Renato (Diocese de Campo Limpo – SP). Os padres Valdo (Diocese de Marília – SP) e Jeová (Arquidiocese de Brasília – DF) conduziram muito bem nosso retiro, contando com a presença fraterna e acolhedora de D. Eugênio Dixen, bispo diocesano de Goiás.

De um modo simples e enriquecedor, a vida e o testemunho de Charles de Foucauld trazem para nós, cristãos, um modelo de seguimento de Jesus Cristo. Pela Fraternidade Sacerdotal, o padre diocesano é convidado a seguir este modelo, permanecendo fiel a sua diocese de origem. A fraternidade tem como base a partilha e a revisão de vida, favorecendo a comunhão presbiteral e o crescimento mútuo. Além disso, cada um é chamado a fazer pessoalmente uma experiência íntima com Deus por meio da meditação diária do Evangelho e da adoração ao Santíssimo. Mensalmente, é proposto realizar um dia de deserto, onde a pessoa se retira totalmente do mundo para encontrar-se exclusivamente com Deus. Anualmente, ainda, a Fraternidade promove um mês inteiro de retiro, chamado Mês de Nazaré, a partir do qual o presbítero passa a fazer parte da Fraternidade em definitivo.

Em suma, foi uma experiência muito boa e proveitosa de conhecimento e crescimento espiritual, humano e eclesial. Certamente foi algo marcante para a vida e a vocação de todos nós que participamos deste momento de retiro, onde pudemos trocar experiências e favorecer a partilha e a comunhão. Pelo exemplo de Charles de Foucauld, somos novamente convidados a amar e doar nossa vida para os mais necessitados e, com espírito humilde, buscar o último lugar com Cristo.

Por
Sem. Renato G. Alves





Nenhum comentário:

Postar um comentário