terça-feira, 24 de abril de 2012

Subsídio para o Dia Mundial de Oração pelas Vocações


Coloco aqui à disposição de quem interessar para rezar nos diversos grupos nas comunidades.

29 de Abril de 2012 – Dia Mundial de Oração pelas Vocações
MENSAGEM DO PAPA

D. Caros Irmãos vamos iniciar nossas reflexões sobre o 49º Dia Mundial de oração pelas vocações, em torno do tema: As vocações, dom do amor de Deus. Sinceramente, desejo que renovemos nossa certeza de que a fonte de todo o dom perfeito é Deus, e Deus é Amor e “quem permanece no amor permanece em Deus, e Deus nele” (1º Jo 4,16).

T: Fomos amados por Deus, ainda “antes” de começarmos a existir!

A: Neste 1º momento, invoquemos, sobre nós, as luzes do Divino Espírito Santo.

Canto:

L1: A mensagem do Santo Padre, inicialmente, nos quer lembrar que a verdade profunda da nossa existência está contida neste mistério admirável: cada criatura, e particularmente cada pessoa humana, é fruto de um pensamento e de um ato de amor de Deus, amor imenso, fiel e eterno.

T: É a descoberta deste fato que muda, verdadeira e profundamente, a nossa vida.

L2: Numa conhecida página das Confissões, Santo Agostinho exprime, com grande intensidade, a sua descoberta de Deus, beleza suprema e supremo amor, um Deus que sempre estivera com ele e ao qual, finalmente, abria a mente e o coração para serem transformados.

T: Trata-se de um amor sem reservas que nos precede, sustenta e chama ao longo do caminho da vida e que tem a sua raiz na gratuidade absoluta.

A: Ouçamos, então, com o coração aberto, este belíssimo trecho de Santo Agostinho:

L3 (bem pausado): “Tarde Vos amei, ó beleza tão antiga e tão nova, tarde Vos amei! Vós estáveis dentro de mim, mas eu estava fora, e fora de mim Vos procurava; com o meu espírito deformado, precipitava-me sobre as coisas formosas que criastes. Estáveis comigo e eu não estava convosco. Retinha-me longe de Vós aquilo que não existiria, se não existisse em Vós. Chamastes-me, clamastes e rompestes a minha surdez. Brilhastes, resplandecestes e dissipastes a minha cegueira. Exalastes sobre mim o vosso perfume: aspirei-o profundamente, e agora suspiro por Vós. Saboreei-Vos e agora tenho fome e sede de Vós. Tocastes-me e agora desejo ardentemente a vossa paz” (Confissões, X, 27-38).

Canto:

(tempo para reflexão pessoal - reler silenciosamente o texto acima)


04. ACOLHENDO A PALAVRA


Canto:

* TEXTO BÌBLICO: 1ª Carta de João 4, 16 - 21


05. PARTILHANDO

a) De todo esse belíssimo texto de Santo Agostinho, e do texto Bíblico, qual frase mais me tocou? (repetir em voz alta)

b) Da mensagem de todo o texto, qual lição podemos tirar para nós e nossa caminhada?

L1: Cada vocação específica nasce da iniciativa de Deus, é dom do amor de Deus! É Ele quem realiza o “primeiro passo”, e não o faz por uma particular bondade que teria vislumbrado em nós, mas em virtude da presença do seu próprio amor “derramado nos nossos corações pelo Espírito Santo” (Rm 5, 5).

T: Trata-se de um amor sem reservas que nos sustenta e chama ao longo do caminho da vida.

L2: Na abertura ao amor de Deus e como fruto deste amor, nascem e crescem todas as vocações. E é bebendo nesta fonte, durante a oração, através de uma familiaridade assídua com a Palavra e os Sacramentos, em especial a Eucaristia, que é possível viver o amor ao próximo, em cujo rosto se aprende a vislumbrar o de Cristo Senhor.

T: É a este amor que devemos abrir a nossa vida; cada dia, Jesus Cristo nos chama à perfeição do amor do Pai.

A: Vamos ouvir mais uma parte da mensagem

L3 (bem pausado): “Em todo o tempo, na origem do chamamento divino está a iniciativa do amor infinito de Deus, que se manifesta plenamente em Jesus Cristo. Na história de amor que a Bíblia nos narra, Ele vem ao nosso encontro, procura nos conquistar – até a Última Ceia, até ao Coração trespassado na cruz, até às aparições do Ressuscitado e às grandes obras pelas quais Ele, através da ação dos Apóstolos, guiou o caminho da Igreja nascente”.

Canto:


(tempo para reflexão pessoal)

A: Agora, iremos “saborear” mais alguns ensinamentos de Bento XVI, presentes em sua Mensagem para o Dia Mundial de Oração pelas Vocações:

(cada frase seja pronunciada bem pausadamente)


L1: “Na abertura ao amor de Deus e como fruto deste amor, nascem e crescem todas as vocações”.

L2: “O amor divino deve ser vivido, com particular vigor e pureza de coração, por aqueles que decidiram empreender um caminho de discernimento vocacional”.

L3: “O amor ao próximo, sobretudo às pessoas mais necessitadas e atribuladas, é o impulso decisivo que faz, de cada um de nós, geradores de comunhão entre as pessoas e semeadores de esperança.

Canto: De braços erguidos a Deus ofertamos, aquilo que somos e tudo que amamos. / Os dons que nós temos compartilharemos, aqueles que sofrem sorrir os faremos.

L4: “É importante que se criem, na Igreja, as condições favoráveis para fazer desabrochar muitos “sins”, respostas generosas ao amoroso chamamento de Deus”.

L5: “É tarefa da Pastoral Vocacional oferecer os pontos de orientação para um percurso frutuoso... Para isto, todos os seus membros devem se abrir constantemente à Palavra de Deus e cultivar uma oração pessoal e comunitária devota e constante”.

L6: “Mas o ‘centro vital’ de todo o caminho vocacional é a Eucaristia: é aqui, no sacrifício de Cristo, que o amor de Deus nos toca; e é aqui que aprendemos incessantemente a viver a ‘medida alta’ do amor de Deus.

Canto: Tua voz me fez refletir, deixei tudo pra te seguir, / nos teus mares, eu quero navegar! (bis)



Oração do Ano Vocacional de 1983

Senhor da Messe e Pastor do Rebanho,

faz ressoar em nossos ouvidos teu forte e suave convite:
“Vem e segue-me”.
Derrama sobre nós o teu Espírito,
que ele nos dê sabedoria para ver o caminho
e generosidade para seguir tua voz.

Senhor, que a Messe não se perca por falta de Operários.
Desperta nossas comunidades para a Missão.
Ensina nossa vida a ser serviço.
Fortalece os que querem dedicar-se ao Reino
na vida consagrada e religiosa.

Senhor, que o Rebanho não pereça por falta de Pastores.

Sustenta a fidelidade de nossos bispos, padres e ministros.
Dá perseverança a nossos seminaristas.
Desperta o coração de nossos jovens
para o ministério pastoral em tua Igreja.

Senhor da Messe e Pastor do Rebanho,
chama-nos para o serviço de teu povo.
Maria, Mãe da Igreja,
modelo dos servidores do Evangelho,
ajuda-nos a responder SIM.

Amém.





Nenhum comentário:

Postar um comentário