segunda-feira, 28 de novembro de 2011

A coroa do Advento


Estamos num tempo forte da Liturgia, tempo de penitência, tempo de esperança, tempo preparação. ADVENTO.
Muitos de nós estamos empenhados em preparar bem esse tempo. E dentro dessa preparação não pode faltar a coroa do Advento, que sendo bem trabalhada dará todo um sentido, facilitando a compreensão desse tempo.

Para quem está preparando ou está meio sem ideias de como preparar, na apresentação a seguir estão algumas boas dicas. Aproveitem.

O missionário seminarista


Por Dom Pedro Brito, Arcebispo de Palmas - TO. Os Seminários no Brasil estão em fase de conclusão de suas atividades formativas: contando os dias para o encerramento do ano acadêmico e fechando as portas para balanço. Só se ouve falar de conclusão de cursos, monografias, formaturas, ordenações, desistências, estágios pastorais, avaliação, planejamento, reformas, construções, mudanças de equipes, e de férias, sobretudo. Ao mesmo tempo, já começam a formatação do Projeto de Formação para o próximo ano. De uma coisa, contudo, não podemos ficar indiferentes ou dar por descontada: as experiências missionárias, pedagogicamente programados e acompanhados, para o período das férias.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Encontro de Bispos e formadores sobre formação missionária

encontrobisposformadores


Primeiro encontro de Bispos e formadores sobre a experiência missionária dos seminaristas

Por: CNBB - Nos dias 10 e 11 de novembro do corrente ano, estiveram reunidos no CCM, em Brasília, alguns bispos e formadores do Brasil para tratarem da experiência missionária dos seminaristas.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Futuros sacerdotes: formação missionária

Igreja do Brasil vai priorizar a formação missionária dos futuros sacerdotes

reuniao_bispos_ccm2
POR:CNBB/POM  “Aprofundar a formação pastoral missionária dos futuros presbíteros”. Este foi o objetivo da reunião dos bispos presidentes das Comissões Episcopais Pastorais para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB, Dom Sérgio Arthur Braschi; dos Ministérios Ordenados e Vida Consagrada, Dom Pedro Brito; da Comissão para a Amazônia, cujo presidente é o cardeal arcebispo emérito de São Paulo (SP), Dom Cláudio Hummes, mas que teve a participação do membro da Comissão, Dom Moacyr Grechi e da direção das Pontifícias Obras Missionárias (POM) e do Centro Cultural Missionário (CCM).

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Seminaristas recebem Ministério de Leitor


Aos doze de outubro de 2011, na solenidade de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, na Catedral Sagrada Família, da Diocese de Campo Limpo, foram instituídos no Ministério de Leitor, os seminaristas, Antonio, Marcelo, Renato, Rodrigo, Welder, Wellington e William.