sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Papa Bento XVI

Benedicto XVI: «La Iglesia necesita sacerdotes bien preparados ligados a Pedro»

«La Iglesia necesita sacerdotes bien preparados», que «busquen la Verdad» y que estén «ligados a Pedro», afirmó hoy el Papa Benedicto XVI, al recibir en audiencia a los sacerdotes que estudian en el Pontificio Instituto Polaco de Roma, institución que celebra estos días su centenario. El Pontífice aludió a la importancia de este Instituto en la vida de la Iglesia y de Polonia. A él están ligados figuras históricas de la talla del cardenal Adam Sapieha, primado polaco durante la difícil ocupación alemana, o la del cardenal Wyszyński, figura destacada del Concilio Vaticano II.



(Zenit/InfoCatólica) Precisamente el cardenal Wyszynski tuvo la oportunidad, durante su estancia en el Instituto, de preparar la celebración del Milenario del Bautismo de Polonia y el histórico Mensaje de reconciliación que los obispos polacos dirigieron a los prelados alemanes, dos acontecimientos históricos para el siglo XX.

Benedicto XVI quiso recordar también la visita a este Instituto del papa Juan Pablo II, en 1980, que “subrayó su gran significado para la Iglesia y para el pueblo polaco”, y también el afecto de Pablo VI hacia esta institución.

Sacerdotes bien preparados

El Papa invitó a los sacerdotes polacos que hoy residen en el Instituto, a sentirse “parte importante de esta historia que hoy requiere también vuestra respuesta personal e incisiva, ofreciendo vuestra contribución generosa”.

“La Iglesia necesita sacerdotes bien preparados, ricos de esa sabiduría que se adquiere en la amistad con el Señor Jesús, acudiendo constantemente a la Mesa eucarística y a la fuente inagotable de su Evangelio”, subrayó el Papa.

Así, invitó a los presentes a apoyarse en la Eucaristía y en la Escritura para “tomar el apoyo continuo y la inspiración necesaria para vuestra vida y vuestro ministerio, para un sincero amor a la Verdad, que hoy estáis llamados a profundizar también a través del estudio y la investigación científica”.

“La búsqueda de la Verdad, para vosotros que como sacerdotes vivís esta peculiar experiencia romana, viene estimulada y enriquecida por la cercanía a la Sede Apostólica, a la que compete un servicio específico y universal a la comunión católica en la verdad y en la caridad”.

Ligados a Pedro

Por ello, “permanecer ligados a Pedro, en el corazón de la Iglesia, significa reconocer, llenos de gratitud, que estáis dentro de una historia de salvación plurisecular y fecunda”, en la que “sois llamados a participar activamente para que, como árbol exuberante, ofrezca siempre sus preciosos frutos”.

El Papa exhortó a los estudiantes del Pontificio Instituto Polaco al amor y a la devoción “a la figura de Pedro”, para “servir generosamente a la comunión de toda la Iglesia católica y de vuestras Iglesias particulares”.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Natal em família

O Natal, ele sempre nos remete à família. Na nossa família sempre damos um jeito de encontrar no Natal, mesmo com as dificuldades, pois as casas são pequenas para comportar tantas pessoas, mas mesmo assim todos sempre se sentem bem quando se encontram.

Neste ano de 2010 Deus foi generoso conosco e foi possível encontrar e receber uma parte da nossa família aqui no espaço do Seminário Nossa Senhora Aparecida em Taboão da Serra.

Foi uma grande alegria, alguns chegaram no dia 24 e outros só puderam vir para o almoço do dia 25. Foi de fato uma bênção.

Veja abaixo a opinião de um dos meus irmãos, o Sinval e veja também algumas fotos.

Pe. Juarês

“ Este natal com certeza foi o mais importante, em nossas vidas, pois conseguimos realmente viver este acontecimento. a casa estava preparada exatamente para este fim, as cores, plantas , toalhas, comidas, capela, quartos enfim todo o ambiente nos davam boas vindas e demonstravam a presença de silêncio, amor e paz. o que muito me chamou a atenção foi o comportamento daqueles que não tem o nosso sangue, chegaram á nossa família ao longo do caminho, por inúmeras razões, são os namorados e namoradas dos sobrinhos e sobrinhas e até filhos destes. pois eles entraram no clima e viveram esta data como nós. posso destacar aqui a importância da programação em nossa vida. quando programamos, a chance de acertar é muito maior. por isso é preciso programar sempre, foi o que fizemos surgiu a idéia em junho e a partir daí fomos fazendo contatos e se ajeitando.

Quero em nome de todos fazer os agradecimentos : a deus por nos proporcionar disponibilidade, saúde e vontade de passar um natal diferente, ao padre Juarês que com seu amor e pacientemente pode nos tolerar e atender a cada um segundo sua necessidade, e a todos que vivenciamos este momento, dividindo os espaços,compartilhando experiências e principalmente relembrando o passado.

Que o Deus de misericórdia e amor esteja presente em nossas vidas sempre, e nos possibilite outras vezes participarmos desta experiência.

Sinval Neto










confraternização do clero

No dia 20 de dezembro aconteceu a confraternização do clero no sítio Ressaca, vejam algumas as fotos:





Festa de encerramento do ano letivo dos seminários

Final de ano é tempo de fazermos uma retrospectiva e elevarmos nossa gratidão a Deus, Senhor da messe, por todos os desafios e graças proporcionadas, durante o percurso deste ano, que nos amadurece, e faz com que se consolide nossa vocação. Tudo que vivemos durante este ano de 2010, nossas experiências, vivências junto ao povo de Deus, são motivos de ação de graças.

Para expressar todo o sentimento de gratidão para com Deus, nós dos seminários: São José ( Itapecerica da Serra) e Nossa Senhora Aparecida (Taboão da Serra) nos reunimos na tarde do dia 10/12/2010, no seminário São José, para um momento de confraternização, onde iniciamos com um almoço, com a presença de nosso Bispo Dom Luiz, dos nosso reitores: Padre Alexandre Matias, Padre Juarês e Padre Lidionor Sampaio, também os padres responsáveis pela formação em nossa diocese e também nossos formadores que nos acompanham em nossos estágios pastorais.

Após este almoço, nos reunimos com nosso bispo, o qual apresentou a cada seminarista sua paróquia para o estágio pastoral referente ao ano de 2011/2012, além de nos orientar a respeito de nosso retorno deste período de férias, e nos deixou livre para esclarecer nossas dúvidas. Esta reunião se iniciou, primeiramente, com os seminaristas do 4º ano teologia, seguida pela reunião com os seminaristas do 2º ano de teologia e por fim com os seminaristas da filosofia. Após estes momentos, seguimos para o ápice desta tarde de comemoração que foi a santa missa presidida pelo nosso bispo e concelebrada pelos padres: Alexandre Matias, Juarês, Gabriel lirit cmv e Miguel . Nesta santa missa, tivemos a oportunidade de elevarmos a Deus toda nossa gratidão. Foi também rezada na intenção de todo o povo nossa diocese de Campo Limpo.

Não podemos deixar de evidenciar e agradecer a todo povo de Deus presente em nossas paróquias, que tanto nos ajudam em nossa caminhada, pois somos tirados do meio deles para futuramente, com a graça de Deus, voltarmos para eles num desejo único, que é o de servir.

Gratidão também aos nossos diretores espirituais que nos orientam e confirmam nossa vocação. “Bendito seja o Senhor cada dia! Ele cuida de nós: é o nosso Deus Salvador” (salmo 68,20).

Enfim, queremos desejar à todos um natal cheio da presença do Menino Deus, que nasce em nosso corações, e um ano novo repleto de fé, esperança e amor. São os desejos de nossos seminários a todos aqueles que neste ano de 2010 rezaram conosco e que, sobretudo, contribuíram na formação sacerdotal em nossa diocese.

Seminarista Marcio Melo ( 2º ano de Filossofia)








Lazer na casa de formação Nossa Senhora Aparecida

A partir de agora os nossos seminaristas terão uma opção de lazer a mais, veja as fotos.