terça-feira, 12 de abril de 2011

Assembleia da Pastoral Vocacional do Regional Sul 1 da CNBB.

Nos dias 25,26 e 27 de Março aconteceu em Aparecida a Assembleia da Pastoral Vocacional do Regional Sul 1 da CNBB.

O SAV (Serviço de Animação Vocacional ) do Regional Sul I da CNBB, realizou no último final de semana, 25, 26 e 27 de março no Seminário Redentorista Santo Afonso em  Aparecida-SP, a  XXXIII Assembléia do SAV/PV do Regional Sul 1 – CNBB , cujo objetivo foi o estudo do Documento Conclusivo do 3º Congresso Vocacional do Brasil, realizado de 03 a 07 de setembro de 2010. A nossa Diocese de Campo Limpo foi representada pelo . Pe. Lidionor Reitor de Seminário Nossa Senhora Aparecida no Taboão da Serra,  pela irmã Terezinha das Irmãs do Cenáculo. E pela psicóloga Isaura Maria.

Padre Gilson Luis Maia, rcj, mostrou-nos a  importância do marco operacional: Ver, Julgar e agir, sendo que é no “agir” que se consolida a identidade do (a) animador (a) vocacional, além de apontar outras características importantes que devem estar presentes no  perfil do animador vocacional como:  A  Espiritualidade  de intimidade com o Senhor  e mariana. Ver com os olhos do Pai ( Mt 9,36 ), julgar a luz do Evangelho e agir de acordo com a vontade do Espírito Santo;  O Compromisso que tem como objetivo organizar uma Igreja em estado de missão. Dentro da perspectiva da missão, a pastoral vocacional é fruto de uma pastoral de conjunto ( Doc. Aparecida nº 314),  daí a importância do planejamento  e da articulação da Pastoral Vocacional com  as diversas  pastorais existentes na comunidadeA arte do encontro e do diálogo: onde o animador deve promover um itinerário que favoreça o encontro com Deus porque a vocação é expressão da misericórdia do Pai,  é graça.

O religioso enfatiza a importância e a necessidade da SAV-PV oferecer uma atenção especial à “geração Y”. Esta geração tem características próprias, é a geração da tecnologia, do Google, do facebook, do blog, do Orkut, do Messenger. Os jovens gostam da tribo urbana.  Quais são as tribos que se encontra na paróquia? Quais são as características de cada grupo? Somente a partir do conhecimento destas características, é possível formular as estratégias de aproximação e acolhimento, pois, o jovem digital tem sentimentos, tem coração, tem pressa, porém, precisa ser escutado, muitos destes jovens são seminaristas, aspirantes, postulantes. O animador vocacional precisa ter tempo para a escuta, “ser um orelhão”.

Outro ponto  importante de acordo com padre Gilson,  é ressaltar  o valor das diversas vocações, dando uma atenção especial   a vocação matrimonial, a  família, a juventude, a catequese e a liturgia , onde os membros da PV devem se articular nestas áreas auxiliando na  formação  da  identidade vocacional.

A nossa Diocese de Campo Limpo estava bem representada pelos menbros da Pastoral Vocacional, O Pe. Lídio, a Ir. Terezinha e a Isaura.Confira abaixo algumas fotos do Evento:  








Nenhum comentário:

Postar um comentário