quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Missa no Propedêutico - Pe. Élcio

Recebemos na última semana o Padre Élcio Barros, pároco da paróquia São Pedro Fourier (forania Campo Limpo). Ele é o formador dos propedeutas Rodrigo Santos e Marcos, além dos seminaristas de filosofia e teologia David e Renato, respectivamente.
 da esq. pra dir.: Marcos, Pe. Élcio e Rodrigo

A liturgia do dia nos propunha o Evangelho que fala de Marta e Maria, as duas irmãs que acolhem o Senhor em sua casa, mas que têm diante dEle ações diferentes. O padre ressaltou que é um erro condenar Marta por seus cuidados e preocupações com a casa, e que em momento algum o evangelista ou o próprio Cristo dizem que ela estivesse errada, o texto diz somente que Maria havia escolhido a melhor parte. Na verdade ambas as partes são necessárias e importantes, ouvir o Senhor e trabalhar para ele. Assim, Marta estava certa em querer acolher Jesus da melhor forma e por isso se dedicar a arrumação, o seu erro está, na verdade, em não o fazer com amor sincero. O erro está no fato dela se incomodar com a postura da irmã, apenas nisso. 
Da mesma forma nós cristãos, e sobretudo nós seminaristas, devemos avaliar o amor que dedicamos às nossas tarefas. É preciso discernir os momentos em que devemos parar para ouvir o Senhor, para comtemplá-lO, mas também é preciso trabalhar pela contrução do reino, ou como diria São Bento: "Ora et labora" (reza e trabalha!)e sem se incomodar com as opções de nossos irmãos. Cada um terá na vida os seus momentos de Marta e de Maria, e deve vivê-los com total entrega e sem falsas preocupações com o outro.
Neste mesmo dia, tínhamos a memória facultativa de São Benedito, o Negro, que o Padre Élcio fez questão de celebrar por se tratar de um santo dotado de grande humildade e exemplo de servo. São Benedito, que era franciscano eremita, foi por obediência às Santa Igreja viver num mosteiro, lá ele exerceu diversas funções, chegando a ser superior da casa ele retornou depois para o trabalho da cozinha, com humildade e sem "egos feridos".





Terminada a Santa Missa, jantou conosco e falou entre outras coisas sobre o seus trabalhos pelo país. Para quem não sabe o Padre Élcio é design de interiores, já tendo projetado muitas paróquias, incluse a São Pedro Fourier, onde exerce seu ministério. Insistiu no fato de que as igrejas (os templos) não devem ser espaços litúrgicos somente na hora das missas, mas a todo instante devem ser locais que convidem à oração e a arte sacra pode contribuir muito para isso.
É preciso criatividade para evangelizar, isto em todos os aspectos: no falar, na pintura da igreja, em tudo - claro que à criatividade deve sempre se aliar o bom senso.
Ao Pe. Élcio nosso agradecimento, pela atenção e pelo tempo que a nós se disponibilizou. Saiba que as portas estão sempre abertas! E conte é claro com nossas orações, como também contamos com as suas. Muito Obrigado!
Que o Senhor sempre o fortaleça em seu ministério e te permita crescer cada dia mais na fé e caridade, até que chegue à estatura de Cristo (Ef 4,13). E que o Santo Espírito suscite sempre no seu coração a criatividade para exercer o seu ministério!

Nenhum comentário:

Postar um comentário